Sobre Manacapuru E Manaus
Trabalho Universitário: Sobre Manacapuru E Manaus. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Grazirck • 25/2/2015 • 1.875 Palavras (8 Páginas) • 637 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei abordar sobre o município de “MANACAPURU”, cidade conhecida como a Princesinha do Solimões, tem como principais características a hospitalidade de sua gente e as belezas naturais, entre elas, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Piranha. Também é berço de um rico folclore que anualmente, sempre no último final de semana do mês de agosto, proporciona um grande espetáculo, que é o maior Festival de Cirandas do País, onde a cultura do seu povo é apresentada ao mundo.
Além disso, irei apresentar um pouco sobre a cidade de Manaus, uma cidade moderna, com sua cultura, sua infraestrutura, seu turismo, enfim... Uma cidade com um ponto de vista bom para quem vem de fora conhecer a cidade.
MANACAPURU
Como em outras cidades amazonenses, o município de Manacapuru tem uma formação ligada à exploração lusitana nos séculos XVI e XVII.
Atualmente, Manacapuru representa a quarta cidade mais populosa do Amazonas, revertendo a fraca densidade de seu passado.
Os atrativos turísticos também são outro destaque da região, seja em suas tradições culturais ou em sua beleza natural.
A “Princesinha do Solimões” manifesta um pouco da cultura amazonense, tanto em suas artes, como em seus sistemas de infraestrutura. Traz também ao turista um encantamento e surpresa ao observar as particularidades produzidas em cada local. E, além disso, demonstra a capacidade do ser humano de retomar ensinamentos e tradições de seus antepassados.
HISTÓRIA DE MANACAPURU
Manacapuru era uma área povoada pelos índios Muras que já dominavam a região havia alguns anos.
Por volta de 1785, já era existente à margem do rio Solimões, pouco abaixo da foz do rio Manacapuru, uma Feitoria de Pesca, chamada Caldeirão, cuja produção pesqueira era destinada ao abastecimento da guarnição militar sediada em Barcelos, que a essa época era sede da Capitania, pouco antes de Manaus.
O local escolhido foi à margem do lago Manacapuru, onde os indígenas, que na época totalizavam 290 pessoas, se estabeleceram, em 15 de fevereiro de 1786, edificando a povoação que recebeu o nome do lago: Manacapuru.
CULTURA e SOCIEDADE
A cultura do município, assim como do Amazonas, foi largamente influenciada pelos povos nativos da região e pelos diversos grupos de imigrantes e migrantes que ali se estabeleceram, principalmente espanhóis.
Manacapuru tornou-se uma cidade com ampla miscigenação cultural e diversificadas culturas.
Os nordestinos que migraram para a Amazônia no fim do Século XIX e início do Século XX, atraídos pelo Ciclo da borracha, também contribuíram para a formação da cultura municipal. Tudo isso gerou na localidade e no estado uma cultura mestiça e com grande contribuição e permanência da cultura indígena.
A cultura manacapuruense é rica em tradições e festas folclóricas bastante apreciadas. Por conta do Festival de Cirandas, que nos últimos anos tem atraído grande número de turistas para a cidade, Manacapuru ficou conhecido como a "Terra das Cirandas".
Na música, os destaques são a ciranda e o forró. Manacapuru possui um projeto chamado "Caravana da Música", que conta com a participação de diversos artistas regionais e nacionais.
ECONOMIA
Caracteriza-se especialmente pela coleta de borracha e castanha, exploração de caça, pesca, pecuária extensiva nos campos naturais e incipiente agricultura itinerante nas terras firmes, salientando-se nos últimos anos a cultura da juta e da pimenta-do-reino.
• Setor Primário: A agricultura em Manacapuru é uma das principais fontes econômicas. O município é o maior produtor nacional de juta, tendo destaque também para outros produtos como a mandioca, banana, milho, laranja, feijão, café e hortaliças.
• Setor Secundário: Há indústrias voltadas a atividades agropecuárias, produção de minerais não metálicos, metalúrgica, mecânica, materiais elétricos, material de transporte, madeira, mobiliário, papel, borracha, couro, produtos farmacêuticos e veterinários, materiais plásticos, têxtil, vestuário, bebida, fumo, editorial e gráfica, calçados e construção.
• Setor Terciário: O município mantém transações comerciais com as praças de Manaus e Belém. Entre os produtos que importa aparecem em primeiro lugar gêneros alimentícios, tecidos, medicamentos, ferragens e material elétrico.
FESTIVAL DE CIRANDAS
Manacapuru também é conhecido por seu festival folclórico, porém, ao invés do característico boi bumbá de Parintins, a cidade é conhecida por suas cirandas, agremiações que tocam um estilo de música típico local, e apresentam desfiles competitivos realiza-se todos os anos.
O Festival de Ciranda de Manacapuru, no Cirandódromo da cidade, localizado no Parque do Ingá. O primeiro Festival de Cirandas competitivo aconteceu em 1997.
São três as agremiações que compõem o festival do município: Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional.
MANAUS
Manaus é um município brasileiro, capital do estado do Amazonas e o principal centro financeiro, corporativo e econômico da Região Norte do Brasil. É uma cidade histórica e portuária, localizada no centro da maior floresta tropical do mundo.
É uma das cidades brasileiras mais conhecidas mundialmente, principalmente pelo seu potencial turístico e pelo ecoturismo, o que faz do município o décimo maior destino de turistas no Brasil. É a cidade mais populosa do Amazonas e da Amazônia, com uma população de 2 020 301 habitantes.
HISTÓRIA
Originalmente fundada em 1669 pelos portugueses com o forte de São José do Rio Negro, foi elevada à vila em 1832 com o nome de Manaos, em homenagem à nação indígena dos manaós.
Ficou conhecida no começo do século XX, na época áurea da borracha, atraindo investimentos estrangeiros e imigrantes de algumas partes do mundo, sobretudo franceses.
Os Manáos constituíam o grupo étnico indígena mais importante da região, onde habitavam as duas margens do Rio Negro e possuindo população
...