Teoria de Ácidos e Bases de Svante August Arrhenius
Por: lucas-mercurial • 13/5/2018 • Projeto de pesquisa • 699 Palavras (3 Páginas) • 386 Visualizações
Introdução
Muitos químicos tentaram responder a uma pergunta: “Que é um ácido?” Não foi senão até 100 anos mais tarde que se teve uma boa resposta e isto é graças a três químicos que se dedicavam à busca uma melhor contribuição à ciência. Científicos como Svante Arrhenius, Johannes Niclaus Bronsted, Thomas M. Lowry eGilbert N. Lewis contribuíram enormemente no que é a teoria dos ácidos e bases nas quais através do tempo se deram conta de muitas coisas, graças aos experimentos de laboratórios que faziam com a ajuda de um papel chamado papel tornasol.
Estes compostos são electrólitos já que têm a caraterística de permitir o passo da corrente elétrica com maior ou menor facilidade.
Teoria de Ácidos e Bases de Svante August Arrhenius
Svante August Arrhenius (1859-1927) foi um químico suíço que estudava na escola para graduados. Nasceu cerca de Uppsala, estudou na Universidade de Uppsala e se doctoró no ano 1884. Enquanto ainda era um estudante, pesquisou as propriedades condutoras das dissoluções electrolíticas (que conduzem carga). Em sua tese doctoral formulou a teoria da disociación electrolítica. Ele definiu os ácidos como substâncias químicas que continham hidrogênio, e que dissolvidas em água produziam uma concentração de iões hidrogênio ou prótons, maior que a existente na água pura. Do mesmo modo, Arrhenius definiu uma base como uma substância que dissolvida em água produzia um excesso de iões hidroxilo, OH-. A reação de neutralización seria:
H+ + OH- H2Ou
Teoria de Ácidos e Bases de Bronsted - Lowry
Johannes Niclaus Bronsted (1879-1947), químico dinamarquês, nascido em Varde. Em 1908 recebeu o título de doutor em Filosofia e um cargo de professor de química na Universidade de Copenhague. Seus trabalhos mais importantes foram no campo da termodinámica. Thomas M. Lowry (1847-1936) foi um químico britânico que, junto a Johannes Bronsted, anunciou uma teoria revolucionária como resultado dos experimentos com ácidos e bases em solução, que desafiava a definição clássica de ácidos e bases não relacionados ao criar um novo conceito o de pares ácido-base conjugados.
Teoria de Ácidos e Bases de Gilbert Newton Lewis
Gilbert Newton Lewis (1875- 1946) foi um químico estadounidense que inventou a teoria do enlace covalente. Nasceu em Weymouth, Massachusetts, e estudou nas universidades de Nebraska, Harvard, Leipzig e Gotinga. Ensinou química em Harvard desde 1899 até 1900 e desde 1901 até 1906, e no Instituto de Tecnologia deMassachusetts desde 1907 a 1912. A partir desse ano e até sua morte foi professor de química física na Universidade de Califórnia em Berkeley, e também foi decano da Escola de Química.
Exemplos
Exemplo da teoria de Arrhenius:
- O ácido Clorhídrico , HCl (ac) reage com o magnésio metálico produzindo hidrogênio gasoso e cloreto de magnésio.
2 HCl (ac) + Mg H2 (g) + MgCl2 (ac)
Exemplo da teoria de Bronsted - Lowry:
- Na reação do cloreto de hidrogênio gasoso, HCl (g), com água para dar ácido clorhídrico, o HCl (g) é o donadorde prótons. Todas as bases de Arrhenius são também bases de acordo com a definição de Bronsted, mas há outras bases. No caso da reação do cloreto de hidrogênio com a água, o receptor de prótons (a base) é a água.
HCl (g) + H2Ou (l) H3Ou+ (ac) + Cl- (ac)
Exemplo da teoria de Lewis:
- O amoníaco comporta-se como uma base, pois é capaz de ceder um par de elétrons ao trifluoruro de boro para formar um par ácido-base:
H3N: + BF3ðH3N-BF3
Conclusões
Hoje em dia há várias teorias a respeito de elogio ácidos e as bases as quais diferem ligeiramente entre si mas nos damos conta que têm muito que ver uma com a outra. Por exemplo, a teoria de Lewis tem muito que ver com a de Arrhenius a qual diz que um ácido é aquela substância que contribui iões de hidrogênio em solução aquosa e que base é aquela substância que contribui iões de hidrogênio em solução aquosa.
...