Trabalho de Construção e Aprendizagem - Etapa 4 Geografia
Por: Terezinha da Silva • 13/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.288 Palavras (10 Páginas) • 248 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
TEREZINHA APARECIDA PEREIRA DA SILVA
Trabalho de Construção da Aprendizagem – Etapa 4
DOMINGOS MARTINS
2015
UNIVERSIDADE UBERABA
INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
TEREZINHA APARECIDA PEREIRA DA SILVA
Trabalho de Construção da Aprendizagem – Etapa 4
Trabalho apresentado a Universidade de Uberaba, como parte da exigência à conclusão da disciplina Trabalho de Construção da Aprendizagem, do 4° semestre do curso de geografia.
Orientador: Professor: Raimundo Alves dos Reis Neto
DOMINGOS MARTINS
2015
SUMARIO
1. Introdução..................................................................................................03
2 Síntese e reflexão a partir dos componentes
estudados na etapa......................................................................................04
2.1 Espaço e sociedade sob a influência das dinâmicas políticas e econônomicas................................................................................................04
2.2 Geotcnologias e estatísticas básica aplicadas
à geografia...................................................................................................... 07
2.3 O ambiente e a distribuição geográfica dos seres
vivos volume 2.................................................................................................09
2.4 Espaço pedagógico da sala de aula..........................................................10 3.Referências bibliográficas..............................................................................11
INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem para comentar as aprendizagens adquiridas durante a etapa vigente, e que muito contribuem para que o estudante possa entender melhor o funcionamento dos estudos na área geográfica e também compreender a historia da Geografia e o que a envolve, desde o “surgimento” do Planeta ate os dias atuais, bem como descobrindo novas formas de envolver-se no estudo/ensino da geografia em sala de aula.
ESPAÇO E SOCIEDADE SOB A INFLUÊNCIA DAS DINÂMICAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS
Nosso país viveu sob domínio da ditadura militar durante quase vinte anos, e neste triste período muitas pessoas não tinham seus direitos respeitados, eram impedidos de inúmeras coisas, havia se inserido no país a falta de democracia, censura perseguições e repressões que estiveram no auge na década de 70, chegando ao fim com a eleição de Tancredo Neves para a presidência da república, instaurando assim a famosa democracia que perdura até os dias atuais.
Nesse período duro para a população o governo ditava as regras e quem não as obedecia acabava preso ou virava exilado político em algum país, como o caso do escritor, Paulo Freire, um grande ícone da educação e da pedagogia daquele tempo, que não pode mostrar o seu trabalho e o que ele pensava, permaneceu exilado por longos anos. Tudo começou quando derrubaram João Goulart da presidência da republica em 1º de abril de 1964, levado a população a sofrer abusos por parte dos militares, perdurando por vinte e um anos, até ser instaurada a nova república.
O desenvolvimento econômico brasileiro após o termino da Segunda Guerra Mundial, esteve ligado a um desenrolar de acontecimentos, dentre eles:
- A primeira Guerra Mundial;
- A quebra da bolsa de Nova Iorque, em 1929;
- As mudanças políticas no Brasil em 1930, que colocaram fim à política do “café com leite”, que privilegiava os grandes produtores agrícolas de Minas Gerais e São Paulo;
- O surgimento e o crescimento de uma classe media urbana desejosa de participação nas decisões do país.
A partir do século XIX o capitalismo adentrou ao Brasil por meio das ferrovias, e com a chegada dos imigrantes para o trabalho nas lavouras e na industria têxtil. Essas mudanças tiveram inicio, porem so tiveram maior intensidade mais tarde entre os séculos XX e XXI.
Apesar dessas mudanças o país ainda esteve por um longo período em posição inferior às nações mais desenvolvidas ao longo dos anos.
Desde o período colonial o pais teve sua economia voltada a agricultura, em alguns períodos a mineração, porem por um longo período, passou a viver de empréstimos do FMI (Fundo Monetário Internacional) com o propósito de cobrir gastos com a balança comercial, aumentando a divida externa gerando dificuldades internas, como: inflação, desemprego, miséria e exclusão social, que ainda se encontram presentes hoje no Brasil.
Com o auge da Primeira Guerra Mundial, a indústria brasileira entrou em crescimento contínuo, pois antes era suprida pela Europa, que no período entre guerra, estava direcionada a produção bélica.
Em 1929, a bolsa de Nova Iorque teve significativa queda, provocando assim descontrole em toda economia mundial. O período pós-guerra, foi de total desconforto para a Europa e aos Estados Unidos da América, pois estavam mergulhados em uma crise econômica, mostrando ao Brasil que eles deveriam mudar a economia diversificando a produção.
Ate a metade do século XX uma pequena parte da população brasileira concentrava-se nas cidades e centros comerciais urbanos, porém a partir d a década de 70 os rumos mudaram e a população que anteriormente vivia no campo, passou a migrar para os centros urbanos em busca de melhores condições de vida, o que em alguns casos não deu certo e acabaram se tornando moradores de rua e desabrigados, vivendo à mercê de ajuda de pessoas de bom coração.
Por conseqüência desse êxodo rural, o modelo agroexportador brasileiro perde apoio político e nasce a proposta de um modelo industrial e comercial, desejo esse da burguesia urbana que crescia a todo vapor.
Em 1945 um fato histórico marca o desenvolvimento econômico no Brasil, alavancando o processo de industrialização, com a função de suprir os países que não estavam envolvidos no conflito, com isso o Brasil cresce em seu processo de industrialização, criando as companhias com O Vale do Rio Doce, a Companhia Siderúrgica Nacional, companhia hidrelétrica de Salvador, e a Fabrica Nacional de Motores, representando importante impulso para a indústria brasileira, que no período da guerra acumulou lucros significativos em sua balança comercial.
...