África do Sul - Características gerais
Tese: África do Sul - Características gerais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Amanda2654 • 30/11/2014 • Tese • 1.056 Palavras (5 Páginas) • 300 Visualizações
África do Sul - Características gerais
A África do Sul é um país independente, está situado no extremo sul do continente africano e é banhado pelos oceanos Atlântico e Índico. O território encontra-se no oriente, ao sul do paralelo do Equador (hemisfério sul) (isso tu explica no 1 slide q é só foto)
É um país conhecido por sua grande diversidade cultural;
A base da culinária sul-africana é a carne (vaca, frango porco). O vinho também faz parte desta culinária, sendo a África do Sul um importante produtor desta bebida.
Literatura
Importantes nomes da literatura mundial são da África do Sul, J. R. R. Tolkien, nascido em Bloemfontein, autor de O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Outros representantes são Nadine Gordimer e JM Coetzee, ambos ganhadores de prêmios Nobel de literatura.
Os sul-africanos gostam muito de esportes. O rugby, cricket e surf são tradicionais no país e muito praticados. O futebol também é muito apreciado e ganhou grande popularidade após o país ter sido escolhido como sede da Copa de 2010.
Música sul-africana é muito diversificada desde estilos regionais africanos (música folclórica), que convivem e se fundem com a música internacional, há grupos conhecidos internacionalmente;
Ciência: Christiaan Barnard, o médico que realizou o primeiro transplante de coração era um sul-africano;
Foi criado em 1994 pelo ministro da cultura o Departamento de Artes, Cultura, Ciências e Tecnologia, tendo como objetivo principal, levar as artes para toda a população, através da formação do grupo de Trabalho de Artes e Cultura (ACTAG).
Em toda África do Sul são realizados projetos sociais para as populações carentes terem acesso à dança, através de aulas que acontecem nas próprias comunidades. O objetivo é propagar a paz, pois esse país apresenta grandes índices de violência.
Ainda há o famoso festival de jazz reconhecido internacionalmente, que ocorreu a primeira vez em 2000 e desde então vem ocorrendo todos os anos.
Bandeira: Após o apartheid foi riado um concurso para a definição de uma nova bandeira, nenhuma foi escolhida, com a posse de Nelson Mandela, adotou-se de forma temporária o modelo de bandeira desenhado por Frederick G. Brownell, acabou sendo verificado que grande parte da população tinha aprovado a nova bandeira e se resolveu torná-la oficialmente a bandeira nacional da África do Sul.
Em seis cores (preta, amarela, verde, branca, vermelha e azul), a bandeira da África do Sul apresenta no centro um "Y" deitado. Este "Y" simboliza a convergência em uma só nação, após o regime de apartheid. A cor vermelha simboliza o sangue. A cor azul representa o céu. O verde simboliza a terra da África do Sul coberta por rica vegetação. A cor preta representa os cidadãos negros e o branco os de cor branca. A cor amarela simboliza o ouro, minério muito presente em solo sul-africano.
África do Sul – Industrialização
A África do Sul, que é o país mais industrializado do continente africano, sofreu até o início dos anos 90 com sanções aplicadas contra o país por conta da vigência do regime de apartheid (segregação racial) que foi extinto em 1994. O governo pós-apartheid, de Nelson Mandela, herdou uma economia com graves problemas mas conseguiu controlar a inflação e atrair investimentos externos. O país é um exportador de produtos primários e depende muito da importação de maquinário e de bens industriais. Apesar disso, sua economia faz parte do grupo de países emergentes mais promissores conhecido com BRICS.
África do Sul – Geografia
Na região do oeste até o centro sul-africano encontra-se um vasto planalto com as duas mais importantes cadeias de montanhas da região. O Karoo que é uma região semidesértica e a Cordilheira do Drakensberg que se localiza paralela a costa oriental.
O clima predominante na África do Sul é o semi-árido, porém também é encontrado o clima subtropical na costa oriental do país e o mediterrânico no extremo sul.
O território sul-africano é cortado por diversos rios, sendo que os mais importantes são: Incomati, Fish, Limpopo, Maputo e Vaal.
A vegetação na região oeste e central da África do Sul apresenta pastagens e savanas onde vivem leões, leopardos, rinocerontes-brancos, gnus-azuis, cudos, impalas, hienas, hipopótamos e girafas, entre outros. Ainda há áreas de deserto, e estepes. No sul apresenta-se a vegetação mediterrânea com invernos chuvosos e verões quentes e secos, ainda há fortes ventos. E a região do Cabo da Boa Esperança que é muito traiçoeira principalmente para os marinheiros, causando muitos naufrágios.
Há também presença de florestas tropicais, principalmente, nas regiões próximas a rios. Desse modo havendo uma grande diversidade de vegetação.
África do sul – Demografia
Apresenta 50 milhões de pessoas;
Possui uma área de 1.221.037 km2;
A população é composta maioritariamente por negros, que representam 70% da população; brancos descendentes de holandeses e ingleses, que respondem
...