A ÁFRICA ANTIGA
Por: Rafael Olivertino • 2/5/2018 • Trabalho acadêmico • 283 Palavras (2 Páginas) • 372 Visualizações
TRABALHO
DE HISTÓRIA
A ÁFRICA ANTIGA
Como as civilizações africanas floresceram às margens do rio Nilo
Cerca de 4.000 anos a.C., o descobrimento da agricultura permitiu que várias civilizações ao redor do mundo se formassem. No extremo nordeste africano, em uma região desértica, a civilização egípcia nasceu devido aos ricos recursos que o rio Nilo fornecia, são eles recursos hídricos, e a fertilidade do solo em suas margens, além de servir como via para embarcações.
Quando o rio Nilo estava em época de inundação, suas águas carregavam uma quantidade abundante de sedimentos que seriam distribuídos em suas margens e, quando chegava a época de baixa do rio, as águas diminuíam e largavam no solo o húmus, que são nutrientes muito benéficos para a agricultura. Com esse ciclo do rio Nilo, a sociedade egípcia pôde desenvolver a sua agricultura, sendo habilidosos no controle das águas e em técnicas de irrigação.
Por que Núbia foi um importante elo entre os povos da África central e os do mar Mediterrâneo
O declínio do Reino de Kush
No século III d.C., O reino de kush foi entrando em declinio, com a perda do controle das rotas comerciais para outro povo e os conflitos internos, por isso as pirâmides de seus reis foram se tornando cada vez mais rústicas e menores, acontecendo também o enfraquecimento do comércio exterior.
Em 330, Axum, que era outro reino africano localizado no norte da atual Etiópia, conquistaram o reino de Kush. Os povos axumitas já usufruíam do cristianismo, introduzido pelos romanos quando ocuparam o nordeste da África, assim explicando porque a Etiópia é o país mais antigo da África subsaariana que segue a religião cristã.
...