A Ética em Relação a Corrupção
Por: Gabriel Santana • 10/9/2018 • Trabalho acadêmico • 347 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
A Ética em relação a corrupção
Podemos dizer que a sociedade esta voltada mais uma vez para a conhecida “questão moral”, a sociedade se encontra angustiada no desafio de combater a corrupção, no âmbito dos políticos incapazes, que não conseguem terminar o mandato popular, sem ferir sua honrar.
Uma sociedade está ligada a valores Morais e Éticos, sendo que suas ações de interesses individuais se voltam para uma coletividade em geral, fazendo assim que a população monte uma verdadeira “guerra” contra a corrupção. Podemos definir assim a imagem da politica Brasileira, onde políticos, em seus discursos, costumam, se tornar hipócritas, marcados pelas mentiras e por falsas promessas.
Podemos dá um exemplo da Famosa operação Lava Jato, onde mostrou um grande esquema de corrupção na área da Administração Publica, onde acabou se tornando e sem precedentes a maior operação contra a corrupção no Brasil. O Ex Presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, e julgado pelo Comitê de Ética, por quebra de decoro Parlamentar e mesmo assim ainda presidiu o julgamento de impeachment da Ex presidenta Dilma Rousseff, dentre outros grande nomes, como o de Delcidio do Amaral, do Ex e atual candidato à presidência Lula, a população acordava todo os dias com os noticiários a todo vapor, com noticiais que divulgavam novas etapas da operação, dias após dias.
Muitas sugestões, são propostas para o fim da corrupção, e proposto muitas vezes uma “faxina”, mas se pensar bem pode ser uma ideia num tanto equivocada, por alguns motivos: sem mudar todo a bancada da política em Brasília, sem antes corrigir a organização e o sistema, o qual se trabalha hoje no Brasil, é quase de certeza que um dia a corrupção ira voltar e uma faxina de grande escala iria destruir o governo e sua base que o sustenta .
Podemos dar alguns exemplos para solucionar ou amenizar a corrupção como:
Mudar as leis, que são muitos permissivas, dificultando brechas para a corrupção e agravando ainda mais as penas para práticas de corrupção.
Melhorar o controle público.
Reduzir o número de cargos comissionados.
Mudar o sistema de emendas individuais.
...