A Comuna de Paris
Por: Erick Abravanel • 21/10/2015 • Resenha • 262 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
A Comuna de Paris
A comuna de Paris foi um acontecimento político de destaque na década de 1870. De certa forma, expressou e sintetizou os numerosos aspectos políticos e sociais presentes na Europa dessa época: foi produto de manifestações espontâneas da população parisiense insatisfeita, de grupos organizados de trabalhadores, de problemas políticos internos e de uma guerra externa com a Prússia.
A capitalização das tropas francesas diante da Prússia, em março de 1871, e a conjuntura política conservadora empurraram a população para um levante proporcionou autonomia política a Paris. Foi organizado então um comitê composto de trabalhadores, socialistas, artesões, lojistas, etc., para governar a cidade.
O comitê extinguiu a Guarda Nacional, congelou os preços dos gêneros de primeira necessidade e estabeleceu o voto universal. Em maio de 1871, a Comuna de Paris enfrentou as tropas prussianas e de governo central, sendo derrotada; seus líderes foram presos, mortos ou exilados.
Socialismo Utópico
As primeiras formulações de crítica ao capitalismo e em favor de uma sociedade igualitária foram feitas pelos socialistas utópicos. Eles receberam essa denominação por que defendiam a construção de uma sociedade ideal, surgida como produto da ação dos indivíduos bons.
Os principais representantes dessa corrente filosófica e política foram os franceses Conde de Sain-Simon (1760-1825), Charles Fourier (1772-1837) e Louis Blane (1811-1882), além de Robert Owen, que manteve fábricas em New Lanark com o objetivo de proporcionar melhores condições de vida e de trabalho para os operários e fundou colônias-modelo e cooperativas de trabalhadores.
As primeiras ideias socialistas estiveram presentes nas revoluções liberais de 1830 e principalmente em 1848, quando Louis Blane participou da concretização das Oficinas Nacionais.
...