A Confecção e o Uso de Mobiliário
Por: Carol Leite • 22/9/2018 • Projeto de pesquisa • 1.545 Palavras (7 Páginas) • 211 Visualizações
PERGUNTA 1
A confecção e o uso de mobiliário constitui uma característica própria das sociedades humanas desde que estas se sedentarizaram, em particular, devido à prática da agricultura e da criação de animais, o que reduziu de modo expressivo a prática do nomadismo. Assim, desde a Antiguidade, diferentes civilizações desenvolveram móveis com usos e significados diversos, porém:
a. No Egito, na Grécia e na Roma antigos havia o emprego comum do antropomorfismo na confecção das pernas dos móveis.
b. Na Grécia, em Roma e no Egito antigos havia o emprego comum do antropozoomorfismo na confecção das pernas dos móveis.
c. Em Roma, na Grécia e no Egito antigos não eram empregados nem o antropomorfismo nem o zoomorfismo na confecção das pernas de mesas e cadeiras.
d. Em Roma, na Grécia e no Egito antigos, o zoomorfismo era empregado na confecção das pernas dos móveis, mas somente o grego misturou formas animais diferentes no mesmo móvel.
e. Em Roma, na Grécia e no Egito antigos, rejeitou-se o recurso ao zoomorfismo na confecção das pernas de móveis, pois admirava-se apenas a beleza do corpo humano.
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PERGUNTA 2
A primeira sociedade a utilizar móveis, da qual temos notícia, é o Egito. A tradição de preservar os mortos e seus pertences possibilitou a descoberta de vários móveis em tumbas como a da Rainha Heteferes e a do jovem faraó Tutankhamon. Os móveis egípcios apresentam características distintas, como o costume de decorar os pés da cama e o emprego dos pés com forma de patas de animais. Esse costume teve origem remota na utilização de ossos de animais na confecção de pernas dos móveis. Sobre o mobiliário egípcio, é incorreto afirmar:
a. Entre os materiais utilizados na fabricação dos móveis, temos: madeira, marfim, pedras preciosas.
b. Influenciou o design do mobiliário da Grécia e Roma antigas.
c. Entre os móveis de assento, temos os tronos, as cadeiras, os bancos de transporte e os escabelos.
d. Os elementos decorativos eram inspirados na natureza, como a flor do papiro, por exemplo.
e. Os sofás eram combinações de cama e sofá. Ficaram conhecidos como klines.
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PERGUNTA 3
Arte românica é o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa durante a Alta Idade Média. O estilo é visto, principalmente, nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo pelo velho continente e foi o primeiro estilo depois da queda do Império Romano a apresentar características comuns em várias regiões. Ao contrário da arte paleocristã, as igrejas são mais decoradas externamente. A escultura em pedra em grande escala renasce pela primeira vez desde os romanos, atrelada à arquitetura, assim como a pintura. A escultura e a pintura são carregadas de esquematização e simbolismo, típico de um período em que o artista aprende a representar o que sente, e não somente o que vê. A arte românica está ligada diretamente à religião. Sua maior expressão é a construção de igrejas e mosteiros. O mobiliário produzido nessa época traz na sua concepção características desta manifestação artística, entre elas:
a. Uso da marchetaria. Ferragens trabalhadas. Pés elaborados.
b. Móveis fortes e pesados, com uma decoração elegante da flora e da fauna, ou figuras fantásticas, além de elementos como o arco pleno. Aplicação de ferro forjado, marfim, entre outros materiais.
c. Móveis voltados para ostentação. Suntuosos. Talha profunda e bem trabalhada.
d. Entre os materiais utilizados para sua confecção/decoração podemos citar: casco de tartaruga, chifres, conchas marinhas.
e. Linhas retas, inspiradas nas linhas da natureza. Preocupação com o artesanal.
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PERGUNTA 4
Não apenas em grandes edificações foi que o Barroco exerceu influência, mas também em objetos de decoração como os móveis, por exemplo. Ainda hoje existem camas, cômodas e outros acessórios desenhados de acordo com esse tipo de arte. Era comum o uso deles nos palácios reais e um exemplo disso era o Palácio de Versalhes, onde residia o rei Luís XIV, da França. Acerca do mobiliário próprio do estilo Luís XIV ou barroco francês, afirma-se que:
I – Os braços das poltronas, em geral arqueados, terminavam em ponta encurvada ou em voluta. A etiqueta favorecia o aparecimento de inúmeros ployants (cadeiras dobráveis) e placets (tamboretes), às vezes também enriquecidos de esculturas.
II – As características essenciais do primeiro estilo Luís XIV foram a simplicidade dos materiais e a busca do efeito funcional. Era comum modelos dobráveis ou desmontáveis, mobílias transportadas em viagens, com múltiplas funções, como móveis de assento servindo para guardar ou armazenar utensílios.
III – O mobiliário característico da época de Luís XIV distingue-se pela majestade das linhas e pela suntuosidade dos materiais com que eram feitos, sendo mais decorativos que funcionais, pois possuíam ornatos solenes, exuberantes e ricos. Começavam a aparecer as curvas e os cantos arredondados, embora ainda perdurasse a severidade e dureza de suas linhas em certos detalhes.
IV – Outro aspecto importante do período barroco foi o crescimento de uma classe de profissionais superespecializados: os ebanistas, que utilizavam a madeira do ébano nos móveis. O termo ebanista se tornou sinônimo de mobília de luxo, devido ao trabalho dos mestres artesãos dessa época. André-Charles Boulle está entre esses ebanistas de grande renome, que confeccionou verdadeiras obras de arte no período.
Está correto o que se afirma em:
a. I, II e IV.
b. II, III e IV.
c. III.
d. I, III e IV.
e. I, II, III e IV.
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PERGUNTA 5
Na Antiguidade romana,
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