A Disciplina Fundamentos do Ensino da Historia
Por: 260322 • 6/8/2022 • Trabalho acadêmico • 2.368 Palavras (10 Páginas) • 128 Visualizações
UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná[pic 1]
Campus de Jacarezinho
Curso de História
Disciplina Fundamentos do Ensino da Historia
Docente: Luís Ernesto Barnabé
Discente: Giovanna Antonielli Nogueira
Trabalho: Educação e Ideologia em Karl Marx
Este trabalho tem como objetivo mostrar a relação do filósofo Karl Marx com a Educação. Karl Heinrich Marx nasceu na cidade alemã, Trier, em 5 de Maio de 1818, estudou na universidade de Berlim, e concluiu seu doutorado na universidade de Jena, em 1841. Foi para Paris em 1843, onde publicou seu primeiro volume dos Anais Germânico-Franceses, divulgação principal dos hegelianos esquerdistas, entretanto, devido a desacordos rompeu com os lideres do movimento.
Em 1844, conheceu Friedrich Engels, com quem começou uma amizade duradoura. Marx e Engels publicaram O Manifesto Comunista, em 1848. A obra consiste os fundamentos iniciais da teoria revolucionária, que futuramente, seria chamada de marxista.
Marx foi co-fundador da Associação Internacional dos Operários, onde desempenhou um papel importante, em 1864. Publicou uma de suas principais obras, O Capital (1867); patrocinou a fundação do Partido Social-Democrático em 1875. Faleceu em 14 de Março de 1883, na cidade de Londres.
Dentro de seus trabalhos inicias o que havia sido considerado um dos artigos com maior importância foi Sobre a crítica da Filosofia do direito de Hegel, produzido em 1844, onde contém princípios da interpretação materialista da dialética hegeliana. Redigido em 1844 os Manuscritos Econômico-Filosóficos, foi um esboço socialista humanista, que tem como preocupação principal a alienação do homem.
Sua obra com maior destaque foi O Capital. Esse livro é essencialmente econômico onde o autor trata da teoria do valor, acúmulo do capital e da mais-valia. Marx juntou documentações para dar sequência ao volume, porém não conseguiu publicar. Engels editou os volumes II e III de O Capital, em 1885 e 1894.
Para compreender Marx e sua relação com a educação, será necessário saber sobre alguns conceitos utilizados em suas obras, tais como: trabalho, alienação, ideologia, ideologia, luta de classes, infraestrutura e superestrutura.
Podemos iniciar com uma breve explicação sobre o conceito do trabalho, onde Marx definiu como uma atividade sobre a qual o individuo utiliza sua força para gerar os meios para sua sobrevivência. Segundo Karl Marx, o distanciamento que esse trabalhador tinha com o produto que ele gerava é definido como alienação, termo usado em sua obra Manuscritos econômicos-filosóficos.
Para mudar esse cenário alienado temos a luta de classes, que representava o combustível para a mudança, o motor da historia, já que os meios de produção de uma determinada sociedade determinam a realidade cultural, social desta mesma sociedade
Na sua produção A ideologia alemã, Marx e Engels, destacam as “representações falsas” que os indivíduos formam de si mesmo. Estas representações são a ideologia, mais propriamente, a dominação que as idéias desempenham sobre os homens.
Segundo Marx, a superestrutura é decorrente do conflito de interesses de divergentes classes de uma determinada sociedade. Por meio da ideologia no contexto da superestrutura, a burguesia trabalha para assegurar sua hegemonia, seu domínio sobre a classe proletária, sendo essa ideologia denominada de superestrutura ideológica.
Já a infraestrutura se refere as forças de produção, constituída pelo conjunto: matéria-prima, meios de produção e trabalhadores. As relações de trabalho são determinadas pela exploração da força de trabalho e o processo de acumulo de capital.
Em seus textos, Marx não menciona a educação como assunto central de análise ou interpretação. Sua abordagem sobre este assunto se passa como um dos resultados do efeito de uma teoria critica da economia e sociedade capitalista naquele período.
Em verdade, nem Marx nem Engels, pelo fato de não terem produzido um estudo mais analítico abordando especificamente a problemática da educação em seu todo, se referiram à questão, a não ser através de idéias esparsas, espalhadas ao longo de toda sua obra, sem a intenção de organizá-las de modo a constituírem um conjunto coerente e ordenado, em resumo, uma teoria. (NOGUEIRA,1990,p.51)
O intuito de suas feituras eram outros, mas é importante destacar os conceitos que Marx apresenta para estudar a educação na contemporaneidade, como uma visão critica da educação estabelecida pelo Estado capitalista.
Em sua obra Instruções aos Delegados do Conselho Central Provisório da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), de 1868, Marx declara:
(...) Afirmamos que a sociedade não pode permitir que pais e patrões empreguem, no trabalho, crianças e adolescentes, a menos que se combine este trabalho produtivo com a educação. Por educação entendemos três coisas:
1) Educação intelectual.
2) Educação corporal, tal como a que se consegue com os exercício de ginásticas militares.
3) Educação tecnológica, que recolhe os princípios gerais e de caráter científico de todo o processo de produção e, ao mesmo tempo, inicia as crianças e os adolescentes no manejo de ferramentas elementares dos diversos ramos industriais (MARX; ENGELS, 2006, p. 68).
Marx acredita que a educação deve estar junto ao trabalho produtivo prematuramente, para esse filosofo, o homem forma sua humanidade em sua conduta no mundo, através do trabalho. Podemos afirmar que para Marx é a categoria iniciadora da humanização, e também um “principio educativo” (LOMBARDI, 2008)
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