A Idade Média
Por: Ge Florência • 28/4/2022 • Trabalho acadêmico • 586 Palavras (3 Páginas) • 81 Visualizações
IDADE MÉDiA ( DE 476 A 1453 ) Período da História em que predominou o feudalismo na Europa Ocidental cristã . Iniciou com a queda do Império Romano do Ocidente ( 476 d.C. ) que seria fragmentado em vários reinos germânicos .
Finalizou com a queda do Império Romano do Oriente ( 1453
d.C. ) .
Características do Feudalismo - Economia agro - pastoril pouco monetarizada - Retração das atividades urbanas de - Política descentralizada baseada nas relações de suserania e vassalagem : As relações vassalagem envolviam sempre dois nobres , homens de mesma posição social ( cavalaria ) . Quando um chefe militar de hierarquia maior nomeava outro ( dava uma investidura , um feudo ) , passava a ser o suserano do novo chefe militar investido . Este último tornava - se vassalo do primeiro , jurando lealdade militar .
Essas relações de subordinação entre a cavalaria tem
origem germânica no Comitatus . Sociedade estamental dividida em três ordens : oratores ( clero ) , belatores ( cavalaria ) e laboratores ( camponeses em sua maioria submetidos à servidão de um castelo )
A servidão era uma forma de trabalho que se desenvolveu na Europa Ocidental , durante a Idade Média e que tem suas origens no colonato romano . 0 camponês considerado " servo ", pois deveria servir a seu senhor , assim como servia a Deus , uma vez que a ideologia predominante considerava que o servo devia obrigações ao dono das terras - o senhor feudal - na medida em que recebera um lote de terra e proteção
0s motivos da feudalização : - A crise econômica e militar do
Império Romano à partir do século IV d.C. - A cristianização dos povos do Mediterrâneo , da Gália , da Hispânia e da Bretanha .
expansão dos francos Europa Magno e resultou na
cristianização dos povos germâmicos
A crise do feudalismo Baixa Idade Média ) A crise do modo de produção feudal tem início quando os ataques islâmicos e vikings reduzem , diminuindo as guerras em território europeu por volta do ano 1000. A diminuição da mortalidade pelas guerras e o crescimento populacional não foram acompanhados do crescimento da produtividade agrícola , tendo como consequência miséria e a fome , que gerariam revoltas
Este novo grupo social urbano que seria chamado de burguesia precisava de mercados para seus produtos e novas matérias - primas para serem transformadas . Por isso , a burguesia passou a financiar expedições de comércio realizadas por mercadores italianos que rumavam para a Ásia . Porém os árabes ( islâmicos ) controlavam as navegações Mediterrâneo , o que impedia a expansão comercial do mundo cristão .
No mesmo período , a cidade de Jerusalém foi tomada pelos turcos . Estes passaram a pilhar templos , perseguir cristão e impedir a peregrinação de fiéis católicos . Desta maneira , a Igreja Católica convoca as Cruzadas durante o Concilio de Clermont - Ferrand , inaugurado pelo Papa Urbano II em novembro de 1095.
...