A Ideologia de Genero
Por: Benita85 • 14/4/2019 • Resenha • 334 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
GÊNERO E SEXUALIADADE: HISTÓRIA E LUGARES
Capítulo 9: Gênero em contextos Rurais
Este capítulo tem todas as suaspartes relacionadas a moral. Relatando os gêneros e contextos rurais e liberdade do ir e vir e controle da sexualidade das mulheres do sertão de Pernambuco (dentro do Movimento Agrário MMTR- movimento de mulheres Trabalhadoras rurais). Apresentado em três partes:
- A primeira parte relaciona a moral do gênero e a fofoca como forma discursiva.
- A segunda a participação das mulheres em movimentos como uma ameaça as ordens morais do gênero e o julgamento da comunidade local.
- O ultimo são as restrições das mulheres do ir e vir no sertão central e a coibição por parte da comunidade e da própria família.
Capítulo 10: Sexualidade, gênero e gerações: continuando o debate
Continuando o mesmo debate, onde trata-se da diversidade das definições possíveis para gênero, da divisão histórica enquanto construção da representação da mulher na sociedade. Relacionando o gênero ao poder, sita os movimentos de auto expressão sexual não como meio deresistência ao poder em vigor, mais como uma característica da sociedade ocidental. E a influência da mídia exerce sobre o esteriotipo do jovem. O capitulo também se apresenta em três partes onde pode-se destacar aspectos importantes como:
- A moral.
- O gênero é socialmente constituído (cultura, interinfluências...) enquanto sexo é biológico, ou seja, o indivíduo nasce portando.
- O discurso macho/fêmea oculta as diferenças entre homens e mulheres. Na verdade, as diferenças são múltiplas, por exemplo: classe, raça, etnia, geração, comportamento, caráter, desejo, subjetividade, sexualidade, cotexto (experiência), histórico, entre outros.
- Há oposições quando diz-se que gênero não é uma inscrição cultural, significação, e sim, corpo e sexo interpretados como no caso do gênero, em determinadas culturas, indivíduos com órgão sexual feminino tem papel cultural de homem e vice-versa, funcionando como meio-homem e meio-mulher.
- O sexo seria produzido pelo gênero, é politizado.
- De acordo com pesquisa feita em Florianópolis, os jovens no Brasil, são influenciados pela mídia na aceitação de padrões estéticos tanto de gênero quanto em relação às próprias características estéticas.
...