A Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
Por: Gibaoliveira2929 • 11/3/2021 • Trabalho acadêmico • 370 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
Na psicologia do desenvolvimento e aprendizagem é um complexo campo, onde estão vinculados alguns estudos a esse desenvolvimento como físico motor, afetivo – emocional, intelectual e social. Desta forma, e percebido no início da infância até idade adulta, sendo que, não devemos nos prender a idade, pois cada individuo pode desenvolver mais cedo ou mais tarde, lembrando que todos tem essas características. Chegamos ao entendimento que o objeto de estudo da psicologia do desenvolvimento e o próprio ser humano, mas a questão e um pouco complexa, sendo que, o objeto de estudo dessa ciência ainda hoje e alvo de controvérsias. Mesmo que tenha sido frequentemente apontada como equivalente a psicologia infantil, existem alguns especialistas que questionam essa tese de que o desenvolvimento/aprendizagem se restringe a um faixa etária.
Quando estudamos sobre a psicologia do desenvolvimento humano, não podemos deixar de citar Jean Piaget (1896 a 1980), foi um renomado psicólogo e filosofo suíço, onde trabalhou no campo da inteligência infantil é também conhecido como o pai do construtivismo. Mas o que é construtivismo? Uma teoria de Jean Piaget que considera que há uma construção do conhecimento humano e que, para que isso ocorra, a educação deve criar métodos que estimulem essa construção. O construtivismo é possível ser aplicado em uma escola tradicional? Explique a diferencia entre os métodos tradicional e construtivismo?
Por outro lado, temos o psicólogo e filosofo norte americano Burrhs Frédéric Skinner (1906 a 1990), criou e defendeu a teoria do behaviorismo radical, com uma proposta filosófica sobre o comportamento humano e suas percepções com o meio(ambiente/contexto). Ele explica a conduta dos indivíduos como um conjunto de respostas fisiológicas, ou seja, como ações praticadas por cada indivíduo. Alguns argumentos foram colocados em questão como a teoria da cópia, que consiste na percepção como o processo pelo qual entramos em contato com o mundo físico, esse termo e explicado como cópia mental do meio.
Descreveu o comportamento perceptivo não só relacionado a visão do indivíduo, naquilo que ele vê, mas sim através da audição, olfato, tato, basicamente sentido motores do ser humano. Desta forma B. F. Skinner procura entender e aprofundar-se no que diz respeito ao comportamento humano. Descreva brevemente sobre os conceitos de condicionamento operante e condicionamento clássico.
...