A Revolução Francesa
Por: Cristina597 • 10/10/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 489 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
A Revolução francesa
No final do século XVIII, a França era uma monarquia envelhecida e desequilibrada. A revolução industrial, já a todo vapor na Inglaterra, não havia ainda passado pelas fábricas francesas. O Estado estava abalado diante dos gastos com a guerra na América do Norte, que resultou na independência americana. A classe média francesa reclamava seus direitos. Além disso, não havia terras suficientes para os camponeses, que eram sobrecarregados com obrigações para com os nobres.
Diante dessa condição foi necessário convocar a Assebléia dos Estados Gerais, que significava uma reunião com representantes das três classes sociais com poder político: o clero, a nobreza e o povo, ou seja, aqueles que não estavam incluídos nos dois primeiros setores: camponeses,artesãos,burgueses etc..
Mas o terceiro setor,representado principalmente pela burguesia, não conseguiu vencer os dois outros setores, que contavam com maior número de votos na Assembléia Nacional constituinte, dando início ao processo de revolução.
O auge dos conflitos deu- se com a tomada da bastilha,uma prisão para presos políticos, pelos artesãos paridienses, em 14 de julho de 1789. Houve muita violência e destruição, com os conflitos ganhando as ruas de Paris. As propriedades de aristocratas eram confiscadas e, muitas vezes, destruídaa.
As reformas da Assembléia incluíram a abolição dos privilégios de classes e de religões, uma Declaração de Direitos, o direito de votos dos contribuintes (75% dos homens) e da Constituição Civil do Clero, que estipulava as eleições e voto de obediência para os padres.
O lema dos revolucionários era Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
A república foi declarada em 22 de setembro de 1792, apesar da pressão momarquista da Áustria e da Prússia, que haviam declarado guerra em abril ( seguidas pela Inglaterra no ano seguinte). Luís XVI foi guilhotinado em 21 de Janeiro de 1793, e a rainha Maria Antonieta, em 16 de outubro de 1793.
Napoleão Bonaparte, um jovem general popular, explorou as divisões políticas e participou de um golpe em 9 de novembro de 1799, tornando- se o primeiro cônsul (ditador).
...