A Revolução Francesa
Por: Mordecai & Rigby • 25/10/2018 • Resenha • 545 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
REvolução
Durante o artigo vamos nos aprofundar na França e alguns dos seus acontecimentos principais, acontecimentos cuja importância foram fundamentais não só para a França hoje, mas também para a Europa e o reto do mundo.
Ao decorrer do artigo nos aprofundamos na França após século XIII, onde podemos ver sua transição em vários aspectos, tanto revolucionário quanto evolutivo. O autor nos mostra claramente as diversas fases que a França passou até a chegada da revolução, começando pelas transformações políticas no século XIII até o século XIX, Transformação que como o autor diz “foram necessárias para varrer o sistema feudal e o Antigo Regime”, vemos que a revolução vez por outra fez de tudo necessário para acabar com o antigo regime que eram ligados diretamente a hereditariedade dos nobres cujo se estendia até mesmo ao sistema educacional.
O autor destaca que “A França era o país mais importante, e mais contraditório, da Europa continental. No século XVIII era ainda um país agrário, já tendo encetado, porém, o início de uma industrialização” no sentido de ser um pais com a maior população para a época além de Paris sua capital ser a mais populosa do planeta, e já era a capital intelectual de Europa. Vemos a divisão de classes que consiste em “o “Terceiro Estado”, composto pelas classes carentes de privilégios, da burguesia até o povo miúdo, era responsável por arcar com as despesas públicas, os impostos e contribuições que beneficiavam a monarquia (absolutista), o clero e a nobreza. A representação política na sociedade francesa do século XVIII ainda mantinha a divisão em três ordens ou estados – clero ou Primeiro Estado, nobreza ou Segundo Estado, e povo ou Terceiro Estado – com um rei no topo da hierarquia. O rei tinha a última palavra sobre a justiça, a economia, a diplomacia, a paz e a guerra. ” Assim descritos pelo autor.
Vemos o conflito entre as classes do momento que o terceiro estado se torna maior em números, isso não foi favorável as outras classes pois eram diferentes de seus planos de se manterem livres dos impostos, o autor também menciona sobre a queda da Bastilha que foi tomada pelos revolucionários em 14 de julho de 1789.
Sem delongas o autor busca nos informar de forma eficaz todos os acontecimentos que culminaram na Revolução Francesa, assim detalhando todos os principais pontos dentre estes os conflitos entre classes, luta pelos direitos, opressão da classe baixa sofrida pelas mãos das classes altas, seus diversos conflitos por poder tudo isso mostrado com cautela e de forma simples.
Importante notar a forma que o autor apresenta cada aspecto das várias épocas de crises de forma “impar” e faz suas ligações sem faze-las perder seu peso histórico e importância perante o resto do mundo, também centrado em mostrar vários aspectos de cada parte, com opiniões variáveis o que torna o artigo mais rico completo e complexo, mas não de má forma e sim complexo no sentido de instruir de várias formas.
Ao todo podemos ver e entender todos os fatos ocorridos não de forma simplória, mas sim de uma forma mais detalhada e assim ver de fato quem importância teve a revolução na cultura mundial e assim saber como ela trouxe benefícios para nos hoje.
...