ANÁLISE DAS OBRAS
Por: ANAPAULAARRUDA • 13/4/2016 • Trabalho acadêmico • 686 Palavras (3 Páginas) • 618 Visualizações
TRABALHO DE HISTÓRIA DA ARTE
Obra - Camille Monet e criança no jardim, Claude Monet, 1875
A obra figurativa, retrata tema do cotidiano ao ar livre num dia claro. Mulher branca, com fisionomia triste, sentada num banco, em frente a um jardim, fazendo trabalho manual. Ao seu lado uma criança sentada sobre o chão com livro no colo e um brinquedo em forma de cavalo à frente. A obra representa sua primeira esposa e o filho do pintor, percebe-se certa melancolia expressada em Camille, expressão típica de grande parte das mulheres da época, sem direito a qualquer atitude espontânea. Quadro em tela pintada a mão, com pincel e tinta a óleo aplicada direto na tela. Com efeitos da luz solar e sombras, com cores primárias predominando. A obra com efeitos da luz e rápidas pinceladas ,deu origem ao Impressionismo.
Obra - Dora Maar com gato, de Pablo Picasso, 1941
Obra Cubista, com detalhes e cores vibrantes, tem por característica marcante a utilização de formas geométricas. Observa-se, a presença de cilindros, esferas, pirâmides, entre outras formas, o que possibilita uma visão espacial da imagem formada, que pode ser vista de diferentes ângulos. A tela pintada por Picasso retrata sua amante e musa inspiradora, Dora Maar. Suas medidas são consideradas incomum e volumosa, sentada numa cadeira, com grandes unhas azuis, com um gato pequeno em seu ombro. Especialistas dizem que o gato representa o controle de Picasso sobre a sua musa, uma vez que Dora não gostava de gatos.O chapéu de Maar aparece como um dos maiores símbolos de sua relação com o movimento surrealista. Na história da arte, a junção de mulheres e gatos era uma alusão à vida sexual e à agressividade, é importante ressaltar as longas e bem cuidadas unhas de Maar retratadas na obra, uma das características mais belas das mulheres da época, mas que, na obra de Picasso, aparecem de forma mais violenta e ameaçadora. Este quadro foi vendido em 2006 na Sotheby's de Nova Iorque por 95, 2 milhões de dólares (101,8 milhões ao valor actual do dólar) à família Gidwitz.
Minhas mãos são o meu coração, Gabriel Orozco, 1991
Obra esculpida pelo artista aplicando pressão com os dedos em um pequeno pedaço de barro (argila), deixando a impressão de seus dedos na forma de um coração. A natureza durável de argila endurecida contrasta com a vulnerabilidade macio do objeto como um órgão humano. A obra retratada através de fotografia cibacromo 22,9 x34,9 cm, marca seu início no mundo da arte com o uso de materiais não escultóricos, mas antes retirados do cotidiano, a impressão do corpo, a preservação do momento de criação e uma certa espontaneidade.
Convergence , Jackson Pollock, 1952
Obra pintada a óleo sobre tela, 102 x 71 cm. Com pinceladas, Pollock era capaz de fazer uso prático de cores, linhas, texturas, luzes e formas contrastantes. Esta pintura é enorme e seu tamanho só pode ser realmente apreciado em pessoa. O trabalho abstrato de Pollock era difícil de decifrar, mas a sua natureza e expressões de liberdade rebelde eram claramente evidente. Expressionismo abstrato. No final de 1940, Pollock
...