TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTIGUIDADE ORIENTAL NA EDUCAÇÃO

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]                Faculdade Uniasselvi                [pic 2]                                           

Antiguidade Oriental na Educação.

Sonia Costa

Professora:

Nathalie Scheneider

Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI

Pedagogia (1586) – Seminário Interdisciplinar II

SETEMBRO/2016

ANTIGUIDADE ORIENTAL NA EDUCAÇÃO

Análises a partir de quatro perspectivas

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia ( PED 1586) Seminário Interdisciplinar II

1 TEMA/ASSUNTO

Como acreditamos em uma educação de todos para todos, este documento apresenta de uma maneira sintética a trajetória da Antiguidade oriental na educação, com os aspectos sociais, histórico-culturais. A educação na antiguidade após sociedades tribais e os povos primitivos  houve um avanço considerado o que diz respeito a educação deve se este avanço  principalmente  as diversas descobertas realizadas neste períodos .Os povos que avançaram em termos da educação os egípcio e os mesopotâmicos tiveram um papel fundamental na educação atual.

  1. Historia da Educação: A História da Educação Oriental se estruturou entre dois mil a dois mil e quinhentos anos;

  1. O berço de todas as civilizações: Egípcios, fenícios, gregos, mesopotâmicos, hebreus, chineses, japoneses e outros grupos humanos colaboraram para a construção da educação;

        

  1. Efeitos da diferentes culturas: A educação na antiguidade após sociedades tribais e os povos primitivos  houve um avanço considerado o que diz respeito a educação;

  1. Religião e educação; Valores.

  1. OBJETIVOS

A prática de nosso grupo pretende realizar análise do tema a partir de quatro perspectivas objetivo descrito a seguir:

  1. Conhecer as ideias e conceitos sobre a historia na antiguidade oriental na educação.

  1. Apresentar as diferentes culturas de todas as civilizações deste período.
  1. Demostrar os efeitos que a educação na antiguidade após sociedades tribais e os povos primitivos houve um avanço na civilização.
  1. Reconhecer as consequências que devido aos valores de cultura religiosa e educação.
  1. TIPOLOGIA

As quatro analises utilizarão a tipografia de prática de pesquisa documental, que consiste na análise e interpretação de dados teórico e bibliográficos.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 Este tópico disserta a respeito de conceitos sobre as educações na antiguidade oriental na educação, segundo a coleção dirigida por PHILIPPE ARTES, DUBY       (vol.1) e ( CAMBI, 1999) , a história da educação oriental na antiguidade das civilizações, promovido pelo desenvolvimento da agricultura e da possibilidade de se centralização, da fixação dos homens se mulheres nas terras próximas aos rios – Nilo, tigre e Eufrates, por exemplo, a educação foi assumindo formas mais elaboradas e incorporando novas funções. Não era ele mérito de um povo só, mas fruto do intercâmbio entre diversas sociedades que coexistiam: nômades, ex-nômades e comerciais. As escolas egípcias funcionavam nos templos e em algumas casas sendo frequentadas por um pouco mais de vinte alunos cada uma, predominava o processo de repetição inarmônica para facilitar a memorização, em geral tinha o objetivo de formar escribas e outros profissionais de administrativos legais além de médicos engenheiros, arquitetos e curandeiros, apesar da influencia religiosa cultura egípcias, a informações eram muito praticas cálculos e contagem de itens além de complicados problemas geométricos relacionados a medições de terras e construções das pirâmides, desde o inicios das civilizações foram criados as escritas ierograficas no começo pictográficas mantidas em segredos pelos sacerdotes século IV os últimos a usarem esta linguagem, este tipo de escrita era composto por mais de seiscentos sinais que tornava seu aprendizado muito longo, na maioria dos casos apenas os escribas eram dotados sabiam e gostavam deste  método de escrita . Além da linguagem a educação física também era muito valorizada no Egito estas apenas destinadas a classes de nobres e guerreiros, inicialmente formada e centradas  na natação ,mas posteriormente ampliada como atividades de caça, corrida, pesca, tiro com arco e ginastica. Os mesopotâmicos valorizavam a linguagem que  juntamente com a escrita constituíam a matéria mais importante do método educacional os alunos apreendiam por meio de copias os documentos numerosos, e utilizavam  formulários relativos com a espécie de trabalhos que ele iria exercer e ainda ganhavam com uma espécie de lista com todas as palavras e expressões que iria empregar em sua vida profissional. Como os egípcios valorizavam a formação dos escribas que tinha função econômica e também administrativa dos templos e palácios , o mesopotâmico já ensinavam em templos próprios para  atividades e foram uma das primeiras civilizações a criar o ensino publico, mas apesar disto a maioria dos estudantes viam de famílias ricas .

4.2 De acordo com a pesquisa na historia das sociedades dos autores AQUINO(1980), AZEVEDO (1980), LOPES (1980) e PINSKY, (2001) a história da educação oriental se estruturou entre dois mil a dois mil e quinhentos anos, numa região que consideramos o berço de toda a civilização. Egípcios, fenícios, gregos, mesopotâmicos, hebreus, chineses, japoneses e outros grupos humanos colaboraram para a construção de modelos e agências de formas da tradição oriental que têm uma dimensão de longa duração na humanidade.

4.3 Proporcinar o conhecimento conforme a cultura, a preocupação com a formação integral se expressa na frase de Platão: “Eles [os mestres de música] familiarizaram as almas dos meninos com o ritmo e a harmonia, de modo que possam crescer na gentileza, em graça e harmonia, e tornarem-se úteis em palavras e ações”. (ARANHA, 1996, p.52) Sócrates, Platão e Aristóteles ministraram na educação superior. Sócrates se reunia informalmente na praça pública, Platão utilizava um dos ginásios de Atenas (a Academia), Aristóteles ensinava em outro ginásio (o Liceu). Não há uma preocupação com o ensino profissional, pois os ofícios deveriam ser aprendidos no próprio mundo do trabalho. Uma exceção é a medicina, profissão altamente considerada entre os gregos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (210.3 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com