TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abertura Militar e o Governo de Geisel

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2

Desde 1964 as eleições para Presidente da República no Brasil eram feitas de forma indireta, ou seja, sem o voto e opinião do eleitor, e apenas pelo voto do colégio eleitoral. Isso tornava o Brasil uma ditadura. Durante esse período todos candidatos a presidentes e eleitos prometiam o retorno da democracia. Porém as promesas nunca se concretizavam, tornando-se assim todos ditadores.

Em 1974 é eleito o quarto presidente do regime militar através dos votos do colegio eleitoral, Ernesto Geiser. Ele trazia consigo a mesma promessa que os outros, um Brasil democratico. Porem desta vez o processo de abertura politica foi de fato iniciado. Esse processo ficou conhecido como “abertura”. Ernesto Geiser era considerado um militar moderado, ou seja, são aqueles militares menos duros em seu regime, por outro lado, havia militares linha dura que ocupavam uma grande parte do governo, estes militares queriam endurecer o regime. Não demorou muito para este dois grupos se enfrentarem (Moderados x Linha Dura).

Em outubro 1975 durante um interrogatório composto por tortura, o jornalista Vladimir Herzog acabou falecendo, o que trouxe uma grande manifestação politica. Em seguida outra morte, desta vez de um operário. Depois de uma grande greve dos metalúrgicos, comandada por Luis Inacio Lula da Silva, ressurge o movimento operário. Esses atos mostram como de fato começou a abertura política. Essa boa fase na política não empediu o problema na economia, que começou pelo aumento no petroleo. Como consequência desse problema, a dívida externa e a inflação aumentou, porém Geiser conseguiu manter um desenvolvimento razoavel. E com isso, Geiser termina seu mandato passando o poder para o seu sucessor, João Figueiredo, também eleito pelo voto indireto.

João Figueiredo começou seu mandato já seguindo os passos de Geiser. Ele iniciou já sem o AI-5, o ato institucional que deu as presidentes militares muitos poderes sobre a sociedade e sobre os poderes publicos, continuando tambem com a abertura politica e reafirmando seus principios democráticos. O bipartidarismo, somente de dois partidos politicos, é extinto e entra o pluripartidarismo, varios partidos polititcos, que é uma grande caracteristica da democracia. Começa agora vários diferentes partidos politicos, alguns antigos e outros recem fundados.

O começo do mandato de Figuereido, apesar de ter varios avanços na democracia, tambem foi marcado por ataques terroristas da direita e pessoas que eram extremamente contra o plano da abertura politica de Geiser. Os ataques terroristas estavam quase todos sendo direcionados a apoiadores e pessoas a favor da esquerda. Apesar dos ataques, Figuereido continua o processo de tornar o Brasil em uma democracia, a prova disso foi que em 1982 houve a eleição para governador. Com isso, se intensificou o movimento civil, “Direta-Já”, que exigia que o voto a presidencia fosse direto. Mesmo esse movimento sendo negado pelo congresso, ele marcou o fim da ditadura militar no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com