Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais voltado ao ensino fundamental
Por: anapaula2323 • 10/11/2017 • Resenha • 477 Palavras (2 Páginas) • 460 Visualizações
Analise do texto dos Parametros Curriculos Nacionais para o ensino fundamental-fase2
Os Parametros Curriculares Nascionais (PCNS) voltado ao ensino funamental neste caso referente ao ensino de historia, é resultado de uma longa conversa entre especialistas devidamente alicerçados de conhecimentos e presupostos sobre a psicologia de Gean Piaget e sobre a tendênciaconstrutiva. O principal objetivo é servir como base para o trabalho do professor respeitando, os limites da prática pedagógica de de cada escola, e assim podendo ser facilmente adaptada a cada realidade escolar.
Os objetivos são salientados no documento de duas formas, uma delas é apresentada como propósito a serem atingidos no momento em que o aluno chega no final do ensino fundamental, a outra forma se trata de cada etapa que o ele deve passar em cada ciclo. Em relação aos objetivos gerais, espare-se que os dicentes estejam aptos a compreender questões relacionadas a sua partipação politica e social, entender seus direitos e deveres civis, sociais e politicos inseridos na sua rotina adquirindo atos de solidariedade e compaixã, repudiando e denunciando injustiças, respeitando e procurando ser respeitado, obtendo uma postura crítica e colocando-se a somar nas distintas situações da sociedade sem deixar de valorizar a pluralidade do patrimônio socio-cultura brasileiro e ter conhecimento sobre o mesmo, ter conciência e valorizar as multiplas culturas de povo e nações colocando-se contra as varias formas de discriminações em relação as diferenças culturais seja ela de classe, sexo, crenças, etinias ou de outras caracteristias de cada individuo. Compreender-se como transformados do seu ambiente, saber usufluir das multiplas fontes de informção, questionar a realidade, manusear a criatividade eo pensamento lógico.
Com relção ao proposito dos ciclos citarei algumas preposições refernte ao terceiro e quarto ciclo; sobre o terceiro ciclo cae a responsabilidade de distinguir as relações socio-cultural da natureza a cerca da realidade historica e refletir a respeito das mudanças tecnologicas e as consequências que causam no modo de vida das pessoas, nesta fase o aluno deve obter autonomia e tomar iniciativas na construção de trabalhos seja ele coletivo ou individual. Ao longo do quarto ciclo atribui-se a utilizção de principios para tentar explicar as realizações politicas, economicas e sociais das realidades historicas singulares, com maior enfasê na cidadania.
Referente a metodologia surgem propostas de trabalhar com questionarios, apresentar conteúdos complementares, além de promover pesquisas, sucitar debates e promover resumos coletivos. Nesta perspctiva, recomenda-se trabalhos com fontes variádas, além do desenvolvimento de atividades.
Sobre a avaliação se tem a proposta de um processo contínuo e que seja somativo, sendo assim é de suma importancia levar em conta os conhecimentos prévios e os dominios dos alunos e comprae comas mudanças que ocorreram no processo de aprendizagem. Cabe ao docente identifcar a captação das noções, conteúdos assimilados, atitudes e procedimentos comparando-os antes, durante e depois. A avaliação não pode levar em conta somente os conteúdos adiquiridos, deve também permitir o educador avaliar suas práticas.
...