PROJETO INTEGRADOR PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA
Por: FlaviaMarcal • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.345 Palavras (10 Páginas) • 1.880 Visualizações
FACULDADE OPET
CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PROJETO INTEGRADOR
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL –
RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA
CURITIBA
2015
ANDRÉA APARECIDA BENTO
FLÁVIA PALMIERI DE OLIVEIRA
KETLYN FABIANA RIBEIRO DA SILVA
KELLY CORTE DE OLIVEIRA
THAYS PADILHA
PROJETO INTEGRADOR
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL –
RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA
Projeto Integrador apresentado como requisito parcial à conclusão da disciplina de Fundamentos Teórico – Metodológicos do Ensino da História do 5º Período, Turma 131 B, do Curso de Licenciatura em Pedagogia realizado pelas Faculdades Opet.
Profº.Orientador: Edson Martins.
CURITIBA
2015
Na historia da educação brasileira podemos observar um grande progresso como a criação de leis, parâmetros educacionais que visam à melhoria do sistema educacional.
Procurando aprimorar- se mais no planejamento de ensino foi inserido nos Parâmetros Curriculares Nacionais os Temas Transversais que tem por finalidade abranger temas atuais considerados importantes para a sociedade brasileira: Ética, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural, Saúde e Trabalho e Consumo.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem uma educação que se envolva com a cidadania, igualdade de direitos, participação pela vida social.
O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva e a afirmação do princípio da participação política (BRASIL, 1998, p.17).
Assim, os Temas Transversais tem por objetivo trazer para a escola questões do cotidiano, problemas vividos pela sociedade atual e que necessitam urgente de transformação. Cabe à escola dar apoio para que eles possam pensar de forma coerente diante dos problemas sociais a fim de se tornar cidadãos críticos e transformadores.
Os Temas Transversais não foram criados para substituir as disciplinas já existentes, mas para complementá-las. Para fazer com que os alunos se tornem verdadeiros cidadãos, conhecendo seus direitos e deveres (BRASIL, 1998, p. 17).
A transversalidade no currículo escolar prioriza questões referentes ao meio ambiente de acordo com as realidades locais e regionais. Pode ser vista como principio inovador no sistema de ensino. Em 1999 cria-se a Política Nacional de Educação Ambiental, através da LEI Nº 9.795 de 27 de abril de 1999, é um tema urgente a ser tratado, pois diz respeito ao futuro da humanidade.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem que o tema “meio ambiente” seja incluído na prática pedagógica como Tema Transversal.
De acordo com o desenvolvimento industrial e consequente aumento das populações, as cidades começaram a contribuir para a degradação do meio ambiente, surgindo à miséria, fome, contaminação da agua, violências.
Somente no século passado, começaram a surgir manifestações pela preservação do meio ambiente que tem como finalidade a prática da conservação da natureza e a qualidade de vida da população.
Com isso, a questão ambiental vem sendo considerada cada vez mais importante para a sociedade, pois permeia decisões politicas e econômicas, onde o futuro do planeta e da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o homem, por isso o tema Meio Ambiente, tem sido trabalhado constantemente nas escolas.
Entende-se por educação ambiental a disseminação de informações sobre o meio ambiente e a importância de preservá-lo, a fim de que, o ser humano entenda sua relação de causa e consequência com a natureza e tenha consciência de que ao destruí-lo estará destruindo a sua própria casa. Nada mais é do que a metodologia utilizada pela sociedade para a construção de valores, conhecimentos e atitudes voltadas para a sustentabilidade ambiental e, consequentemente, para a melhoria na qualidade de vida. A importância da educação ambiental dá-se em vários processos, sendo essencial nos primeiros anos escolares, uma vez que as crianças já crescerão com a devida consciência. Faz-se necessário então o desenvolvimento de diversos projetos voltados a esse tema, de modo a incentivar e motivar não somente as crianças, mas também os profissionais da educação.
Dos seis aos dez anos de idade, acontecem momentos de transformação na vida das crianças, o que torna necessária uma adaptação a essas mudanças na maneira de trabalhar do professor. Isso deve ser feito de forma que a perspectiva ambiental remeta os alunos à reflexão sobre os problemas que afetam a sua vida, a de sua comunidade, a de seu país e a do planeta.
Os anos se passaram e com ele muitas mudanças vieram, dentre essas mudanças, o avanço na tecnologia, exploração de recursos naturais, expansão na construção de moradias e empreendimentos milionários e aumento na população também teve grande crescimento. Muitas coisas foram modificadas, a vida se torna mais prática e tudo esta cada dia mais próximo ao alcance das mãos de todos. Muitas coisas ganharam espaço, para facilitar a vida, porém, como todas as coisas, tendo o seu lado bom, possuem algo ruim, e a tecnologia por sua vez, não é diferente. Mesmo tendo ganhado a cada dia mais espaço dentre as pessoas, fez com que os seres humanos se esquecessem de que o uso abusivo de qualquer coisa trazem consequências para o praticante.
Algumas tecnologias, para serem desenvolvidas, necessitam de praticas que agridem o ar, a terra, a água e até a energia solar, ou seja, nosso meio ambiente. Tendo também um crescimento na população, os recursos foram sendo ainda mais explorados e usados. Com isso o risco de perda total destes recursos aumenta a cada dia. Os recursos naturais foram tão explorados que se tornaram para os que possuem como uma riqueza, muitas vezes chamados de “Riquezas Naturais”, os países que as possuem tem o poder de controle.
...