As Colonias Moçambicanas
Por: andrevm • 20/6/2018 • Trabalho acadêmico • 842 Palavras (4 Páginas) • 157 Visualizações
Índice
Introdução 2
Conclusão 4
Referências Bibliográficas Erro! Marcador não definido.
1.Introdução
Batalha De Gwaza Muthine
Contexto histórico
Combate de Marracuene ou Gwaza Muthine, foi um combate ou uma batalha, que ocorreu no contexto das operações de ocupação colonial portuguesa, que ocorreu no
dia 02 de Fevereiro de 1895 em Marracuene.
Factores da batalha:
A batalha de Marracuene que teve lugar no dia 02 de Fevereiro de 1895 foi uma forma de uma serie de combates que se deram no local, no âmbito da conquista portuguesa para a ocupação, efectiva. No ponto de vista, portuguesa, essas batalhas eram conhecidas por campanhas de pacificação para os locais era resistência a ocupação portuguesa
Líderes da batalha
Mwamatiyana
Zihlahla
Mahazule
Malungu e Mavzaya,
Perderam em parte devido a:
- Superioridade bélica dos portugueses.
- Traição dos Mavota e Matsolo, que cederam os portugueses para que usassem as suas regiões como posto avançado das suas forcas portuguesas rumo ao combate de Marracuene.
- Indisciplina no seio dos guerreiros de Nwamatibyana e seus súbditos.
- Divisões seio das chefatura de então que foram optimizados pelos portuguesa.
2.Celebrações do Gwaza Muthine
A celebração desta data não é original do estado moçambicano. Um ano após batalha de Marracuene, em 1896, as autoridades coloniais portuguesas tombados na vitoriosa batalha. E durante essas celebrações os povos submetidos; os marracuenenses diziam “Bayete” em sinal de total submissão ao colonialista.
Quando houve independência apenas três (3) celebrações nomeadamente: 1974, 1975 e 1976. Em 1976 marcou o fim das celebrações de Gwaza muhtine, uma vez que,
O Estado socialista moçambicano achou que 03 de Fevereiro era a data em que se comemorava toda heroicidade moçambicana e Gwaza muthine também podia caber no 03 de Fevereiro.
-Mas por iniciativa de Antonio yok chan um dos leias filhos da terra apoiado pelo guerreiro as comemorações de Gwaza muhtine foram reactivadas no dia 02 de Fevereiro em 1994.
3.Guerra dos 16 anos ou civil
A guerra surgiu pouco tempo depois da independência, Moçambique mergulhou numa guerra civil que opunha o partido do governo a resistência nacional moçambicana (Renamo) um movimento apoiado pela África do sul Rodésia para alem de contar com a ajuda de antigos colonos portugueses e de algumas camadas da população moçambicana o conflito teve consequências extremamente negativas e dramáticas para os pais.
Nos anos 80, a guerra civil sofreu uma escalada e conflito e tornou-se excepcionalmente brutal. Os sistemas de saúde e educativo entraram em colapso e, em muitas outras regiões, a produção agrícola desapareceu. A grande seca dos meados década provocou uma terrível fome. Quando chegou a década 90, tinham morrido um milhão de pessoas, cerca de um milhão e meio tinham abandonado os campos e quatro milhões saíram do território.
Foi precisamente em 1990 que alguns factores da ordem externa influenciaram o curso dos acontecimentos: A política sul-africana mudou radicalmente e o bloco soviético, principal apoiante da FRELIMO desagregou-se.
...