As Iluminuras Medievais
Por: Lorena Fontgaland • 3/7/2017 • Trabalho acadêmico • 817 Palavras (4 Páginas) • 905 Visualizações
Gazeta Historiar Iluminuras Medievais[pic 1]
Julho, 2017
A Cristandade e as iluminuras na
Idade Média
m 313, Constantino, o Grande, se converteu ao Cristianismo e o
concedeu tolerância, mas foi somente em 380, com Teodósio I, que se tornou a
religião oficial romana.
A prática da religião formou um sistema de poder entre o império e a Igreja, que se tornou a detentora do “saber”:
Dentro dos mosteiros, ficavam os Scriptorium, que serviam de refúgio para documentos de grande valor histórico e cultural com todo o conhecimento da Europa Cristã; eram os locais onde se copiavam as obras e as decoravam com as chamadas iluminuras.
Psautier de Saint Louis – “Hospitalidade de Abraham.” Iluminura do ano de 1256.
Paris,
Biblioteca
Nacional.
Acesso em:
<01/06/2017>
Livre – Técnicas empregadas na
produção de Iluminuras
s iluminuras eram feitas em pergaminho, decoradas com folhas de ouro ou prata e
pintadas com pigmentos naturais.
Escrita com pena: as penas eram mergulhadas na água e na areia quente, e depois eram cortadas e moldadas para serem usadas para escrever. Cortava-se uma fenda para o corrimento da tinta.
Todos os materiais deveriam ser misturados à cera de abelha, clara e gema de ovo, para dar consistência às tintas e para que marcassem permanentemente o pergaminho.
Preparadas as tintas, a iluminura era pintada com “canetas” feitas de penas de aves. Primeiro eram pintados os tons mais claros, depois os mais escuros. Por último, eram feitos os contornos e destaques em preto e branco.
e é por causa deles que se sabe os conteúdos dos textos das idades Antiga e Medieval. Graças à arte monástica, se tem conhecimento dos trabalhos de grandes filósofos e escritores, como Aristóteles e outros mais.
Nas iluminuras, os monges, ainda deixavam suas críticas sobre a obra , nos permitindo entender um pouco de como eram e pensavam.
Além do conhecimento preservado alguns elementos dos manuscritos e iluminuras continuam a existir, como a letra capitular, ; outros se extinguem com o tempo, como o uso de tintas naturais à base de plantas e minérios, hoje artificiais.
Como seria viver nessa época
omo monges copistas,
O nome é devido o uso de tintas
metálicas, ouro e prata que “iluminavam” as obras. As cores eram extraídas da natureza e misturadas com clara, gema de ovo e cera de abelha para deixar a cor mais permanente e consistente.
Pergaminho: pele de caprino ou ovino, preparada com alume. A pele passava por um processo lento e trabalhoso para que fosse adequada para a escrita.
Primeiro o pergaminho era marcado por uma régua, para que fosse feito um esboço da iluminura.
Aplicação de folhas de ouro em Iluminura.
Acesso em: <01/06/2017>
passaríamos nossos dias orando, traduzindo, e copiando e textos da
antiguidade. Escreveríamos em folhas de pergaminho com penas, tintas e raspadeiras. Em cerca de 3
meses talvez conseguíssemos
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