Projeto Combates Medievais
Por: Diego Gomes • 5/4/2015 • Ensaio • 1.493 Palavras (6 Páginas) • 301 Visualizações
Projeto Combates Medievais
“Ser professor é cuidar que o aluno aprenda” (DEMO, 2004)
APRESENTAÇÃO
O projeto Combates Medievais trata-se de uma iniciativa da equipe de história, destinada aos alunos dos 7º anos do Ensino Fundamental II. Trata-se de uma atividade lúdico-pedagógica de construção e reflexão sobre o conhecimento histórico, criando um ambiente de ensino/aprendizagem significativo e prazeroso.
OBJETIVOS
O jogo pedagógico “Combates Medievais” tem como objetivo principal contribuir para o aprofundamento do estudo do período histórico medieval. Compreendemos que, a partir do desafio proposto pelo jogo, nosso aluno se sentirá estimulado a intensificar suas pesquisas sobre o tema proposto pelo jogo, e dessa maneira aprenderá mais e melhor do que simplesmente através das leituras e das aulas. Em resumo, acreditamos que as maiores contribuições do jogo estão relacionadas à ludicidade e ao prazer de aprender, e ao desenvolvimento da habilidade de aprender pela pesquisa. (DEMO 2004)
JUSTIFICATIVA
Consideramos que a prática educativa de realizar pesquisas torna o aluno sujeito ativo de sua própria aprendizagem de modo a impeli-lo a questionar as informações, a realidade que o cerca, contribuindo para a construção de um conhecimento significativo.
Nesse sentido, o jogo “Combates Medievais” se faz necessário por incentivar a pesquisa, enquanto habilidade, ao apresentar situações-problemas que deverão ser solucionadas a partir do conhecimento do aluno como sujeito. O jogo favorece a aprendizagem em um espaço lúdico e criativo que estimula a participação do aluno de modo a incitá-lo a ter a iniciativa na busca de fontes de estudo, desenvolvendo a capacidade de seleção, recorte e utilização das informações a fim de elaborar as interpretações dos materiais pesquisados e reesignificação do seu próprio conhecimento.
Além da constituição de alunos habituados à pesquisa, o jogo contribui para a interação, cooperação e colaboração mútua entre os alunos de forma a gerar o compartilhamento de informações integrando um espaço no qual possam trabalhar suas habilidades ampliando e dinamizando a capacidade de construção do conhecimento. A partir da concepção de que “os seres humanos constroem conhecimentos à medida que tentam tirar sempre o melhor proveito de suas experiências." (KAMII, 1996, p. 68), o “Combates Medievais” cria possibilidades para que os alunos produzam ou construam competência crítica.
DIVULGAÇÃO DO PROJETO
A divulgação do projeto será realizada pelo professor de história da turma ao longo de sua aula através da exposição oral do título do projeto, objetivos, critérios de participação, classificação e regras do jogo. A divulgação será reforçada através de panfletos fixados em pontos estratégico da escola, tais como salas de aula, corredores e quadras contendo informações essenciais do projeto e através de blusas confeccionas com a logomarca do projeto a fim de vende-las para a difusão e angariação fundos.
CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
Para participar do projeto, os alunos deverão cumprir os critérios de participação que será atingido ao formarem equipes compostas por três alunos sendo esta formação feita pela iniciativa e livre associação dos próprios alunos que o farão com base nas regras previamente expostas na divulgação do projeto. Os alunos terão o tempo hábil de uma semana após a divulgação do projeto ou no mínimo uma semana antes da aplicação da AP, eles deverão anunciar os membros da equipe para o registro do professor que o fará no decorrer da sua aula.
Para a classificação no projeto, foi criado um sistema classificatório no qual a equipe com maior pontuação por sala tendo como limite máximo de 50 estará apta a participar da fase final do “Combates Medievais”. As equipes pontuam através da nota da AP de cada integrante, construção de um feudo em forma de maquete e construção de um estandarte.
A nota da AP de história sobre a temática medieval, além de compor a média acadêmica do aluno naquela etapa, será convertida em pontuação para equipe, sendo assim, cada aluno poderá pontuar até dez ponto a partir de seu desempenho acadêmico.
Para a pontuação com a maquete , o aluno deverá reproduzir um feudo contendo
REGRAS DO JOGO
PREMIAÇÃO
O professor passará nas salas convocando os alunos a participarem do jogo “Combates Medievais”. Anunciará que é a primeira fase do projeto e que eles serão pioneiros no jogo. O objetivo é causar uma expectativa e animação na participação do jogo.
O professor seguirá anunciando as regras de participação e classificação para os alunos. Para participar do “Combates Medievais”, os alunos deverão compor um grupo de três pessoas. Os grupos serão formados a partir da iniciativa dos alunos, sem qualquer influência do docente.
Para se classificar no jogo, o grupo deverá atingir a maior pontuação da sala sendo o limite máximo de 50 pontos. A pontuação para a classificação será composta pela nota da AP de cada aluno do grupo. O limite de pontuação de cada alunos será de no máximo dez pontos, ou seja, no máximo 30 pontos por grupo.
Além dessa pontuação, também deverá compor a pontuação da fabricação de uma maquete representando um feudo e a fabricação de um estandarte representando o brasão do grupo. A maquete valerá até dez ponto juntamente com o estandarte que também valerá dez pontos.
A pontuação da maquete será realizada a partir dos seguintes critérios:
Critérios Pontuação
Divisão do feudo espacial dos feudos 4
Beleza 2
Criatividade 3
A soma
é criar uma Os alunos devem compreender como se dará a sua classificação para o jogo “Combates Medievais”. As regras gerais do jogo, também, deverão estar presentes no seu discurso. Além das regras, o professor deverá incentivar os alunos a comprarem a blusa do evento a fim de divulgá-lo.
Nesta etapa, o professor deverá solicitar a formação de grupos (três por equipe). Os alunos deverão ter uma semana para formar os grupos. Após esse período, antes da prova AP, o professor
...