Breve resumo historico geografico sobre a africa central
Por: Cassio Lago • 19/6/2017 • Trabalho acadêmico • 435 Palavras (2 Páginas) • 420 Visualizações
Após leitura do texto que nos foi entregue pelo professor, iremos neste texto discorrer de forma a responde as questões encontradas no fim da leitura, questões estas que irão indagar desde as migrações dos povos que viveram no passado na região do Saara, até a escravidão e o tráfico de escravos e de passa maneira rápida pelo imperialismo
Como consequência do progressivo ressecamento ocorrido no passado a partir de 6000 a.C. de forma mais notável entre 2500 a.C. e 500 a.C. na região onde hoje e o Saara, enormes massas migratórias começaram a se deslocar para o norte, sudoeste e leste, abandonando aquela região, a população de pele mais clara emigrou para o norte dando origem a população mediterrânea, deles derivam o Líbios, habitante do atual Marrocos. A população negra, em sua maioria migrou para sudoeste, onde até nos dias de hoje grande número de povos afirmam descender de emigrantes vindo do Nordeste, ao sul ainda hoje residem os primeiros agricultores negros, os falantes do tronco banto.
Por volta de 6000 a.C. os povos dessa emigração se dividiam em dois tipos de organização social e econômica, eram elas o sedentarismo e o nomadismo. O sedentarismo que poderia ser permanente ou predominante, já o nomadismo era baseado na coleta, caça e pesca, como exemplo de nômades o autor escreve sobre os povos bantos: “Ao longo de muitos séculos, esse povo nômade, que vivia da caca, pesca, domesticação de animais e agricultura de coivara, foi se espalhando por áreas extensas da África subsaariana. ”(2010, p. 1 )`.
Os egípcios perderam sua autonomia política quando foram conquistados pelos persas em 525 a.C., e ao longo de sua história passou também pela dominação dos grego-macedônios e dos romanos. Os cartagineses também perderam sua autonomia política por dominação dos romanos.
Coma ascensão de Axum por volta de 325 d.C., este reinado começou a estabelecer comercio regular com povos orientais, inclusive povos que habitavam os mares Mediterrâneo e Vermelho, até os da Índia, Persas, com o contato com outros povos no século VII a ascensão de Axum foi barrada pela unificação do islã promovida por Maomé, que posteriormente transformou a região do mar Vermelho e Mediterrâneo em espaços mulçumanos.
Como principais dificuldades em estudar os reinos africanos temos a ausência de documentos escritos, já que a maior parte destes reinos registravam suas histórias por meio de anciões e de forma oral, outra fonte de registros que temos para estudar seria a arqueológica, mas em consequência do clima, solo ácido e altamente ruinoso que dificulta muito ter acesso a essas informações. Além dos fatores antes expostos, temos que contar com preconceito a respeito dos povos africanos.
...