COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA – EAD
Por: Clara Ferreira • 2/12/2018 • Relatório de pesquisa • 4.527 Palavras (19 Páginas) • 324 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ[pic 1]
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO – PREG
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA – NEAD
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA – EAD
Estagio Supervisionado Obrigatório I
RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISONADO EM HISTORIA
EXPERIENCIAS EM SALA DE AULA
Maria Clara Ferreira Nascimento
Teresina – PI
2017[pic 2]
MARIA CLARA FERREIRA NASCIMENTO
Estagio Supervisionado Obrigatório I
RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISONADO EM HISTORIA
EXPERIENCIAS EM SALA DE AULA
Relatório de Estagio Supervisionado apresentado como Trabalho de Conclusão da disciplina Estagia Supervisionado I do curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Núcleo de Educação a Distância- NEAD.
Professor Orientador: Mariano Sérgio Pereira da Silva
Teresina – PI
2017
Resumo
Este trabalho de conclusão da disciplina estagia supervisionado I consiste na apresentação do texto do relatório de estagio supervisionado, no ano letivo 2017.2, do curso de licenciatura plena em historia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Núcleo de Educação a Distância- NEAD. O presente relatório refere-se à prática de Estágio Supervisionado realizado na Escola Municipal Rural do DNOCS, nas turmas de 6° e 7º ano do Ensino Fundamental II, turno vespertino, no período 2017.2, com carga horária de 75 horas. O Estágio é um momento importante para mesclar teoria e prática em sala de aula, fazendo a transposição do saber acadêmico para o saber escolar, proferida com uma concepção de educação e de História. No estágio foram usadas metodologia e estratégias que despertasse o interesse dos alunos e possibilitasse a construção do conhecimento histórico.
SUMÁRIO[pic 3]
RESUMO
1 INTRODUÇÃO 05
2 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO 06
2.1 Observação-estrutura física/material da Escola municipal rural do DNOCS 06
2.2Observações- professor na sala de aula 07
2.3 Estagiam Regência 07
três INDISPLINA OU FALTA DE PLANEJAMENTO DIDATICO? 08
3.1(RE) Pensado o planejamento didático 10
CONSIDERAÇOES FINAIS
BIBLIOGRAFIA
ANEXOS
- INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo relatar o processo de estagio supervisionado I do curso de licenciatura plena em historia, da disciplina estágio supervisionado I. O estagio escolar é uma exigência da lei de diretrizes e bases da educação nacional (nº9394/96). Dando assim a oportunidade ao profissional em formação associar teoria a pratica docente.
A metodologia utilizada para cumprir as metas do estagio supervisionado consistiu primeiramente na observação da escola em que correu o estagio, o que propiciou uma aproximação da realidade escolar na qual estagiei. Assim, observei a comunidade estudantil durante varias visitas a instituição escolar, para em seguida com o conhecimento básico da estrutura física e da comunidade estudantil, iniciar as observações das aulas. Posteriormente, ministrei aulas nas turmas de 6º e 7º ano do ensino fundamental. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo relatar a trajetória do estagio desde a observação ate o estagio regência.
O estagio supervisionado é um momento de fundamental importância no processo de formação, e constitui-se em um treinamento que possibilita ao discente vivenciar o que foi estudado na universidade e destaca-lo para a sala de aula, aproximando-o da escola, dos alunos, do seu futuro ambiente de trabalho. Ainda que a formação oferecida na universidade seja de fundamenta importância, ela por si só não é suficiente para forma e preparar o estudante para o pleno exercício de sua profissão. Faz-se, então, necessária a inserção do aluno na realidade do cotidiano escolar para aprender com a prática dos profissionais da docência (PIMENTA, 1995).
De acordo com Almeida (1995) os estágios curriculares devem ser desenvolvidos em três etapas: a primeira é de observação, em que o aluno é colocado em contato direto com as turmas e fica incumbido de observar a aula do professor destas, anotando num caderno próprio o desenrolar da aula; a segunda é a participação do aluno-estagiário, que fica invariavelmente dependendo da vontade do professor da classe, e traduz-se no cotidiano da sala de aula, mas na maioria das vezes, a participação simplesmente não existe; e a ultima é a regência das aulas, através da intervenção, quando o aluno elabora um plano de aula sobre determinado assunto, em seguida executa aquilo que foi planejado na classe onde esta fazendo o estágio. Cabe ao professor supervisor assistir a aula, e mediante a um roteiro, ele faz criticas ou elogios ao desenvolvimento e desempenho do aluno-mestre durante a regência das aulas.
O presente relatório faz, portanto, referencia aos seguintes tópicos: as discursões realizadas em sala de aula sobre o estagio, em que tive toda uma base teórica a partir do debate de textos para a produção deste relatório; a observação da escola e do cotidiano escolar, bem como a relação entre professor e aluno; a regência que é o estagio propriamente dito; e por fim minha experiência em sala de aula expondo meu cotidiano como professora regente e a minha relação direta com os alunos da escola.
- DESENVOLVIMENTO DO ESTAGIO
2.1-Observaçao-Estrutura Física/Material da Escola Municipal Rural do DNOCS
Inicialmente, fui a campo coletar informações sobre a escola e a partir das observações realizadas elaborei a caracterização da estrutura física/material da escola. Tais dados correspondem ao mês de Agostos do ano de 2017.
A Escola municipal Rural do DNOCS esta localizada no Perímetro Irrigado Caldeirão. A escola oferece dois níveis básicos de educação, o ensino infantil, o ensino fundamental I do 1º ao 5º ano e o ensino fundamental II do 6º ao 9º ano. Em um total de 19 professores todos formados, apenas 12 tem uma pós-graduação, não havendo nenhum mestre nem doutores.
...