Centro de Ciências Humanas e Sociais
Por: Alberto2021 • 8/5/2021 • Bibliografia • 2.550 Palavras (11 Páginas) • 247 Visualizações
A |
[pic 1]
Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
HISTÓRIA
Modalidade EAD – Semipresencial
- História Moderna I
Guia da Disciplina
Elaboração do conteúdo
Profa. Ana Maria Moura
Profa. Cláudia Santos
Coordenação da Equipe Docente
Profa. Cláudia Santos
Tutoria Presencial
Prof. Almir Marques de Souza Júnior- Miguel Pereira
Prof. Luis Henrique Souza dos Santos - Piraí
Profa. Meire Lane da Costa Vianna- Cantagalo
Prof.Rafael de Souza Martins- Resende
Profa. Regina de Carvalho Ribeiro – Duque de Caxias
Tutoria à Distância
Profa. Rosane dos Santos
Profa. Sayonara Sisquim
2021-1
INTRODUÇÃO
Prezado (a) estudante,
Este é o Guia da Disciplina História Moderna l, um instrumento destinado a apresentar as informações básicas de que você necessita para conduzir os seus estudos. Você encontrará neste instrumento temas e atividades que compõem nossa disciplina, bem como orientações gerais e informações úteis para o bom desenvolvimento das nossas atividades.
Você tem à sua disposição a Equipe de Professores de História Moderna para auxiliá-lo (a) no que for necessário. Procure-nos, seja no Pólo, na Plataforma ou por via telefônica. O importante é que você, ao sentir alguma dificuldade, possa ser devidamente orientado (a). Lembre-se que este é um componente curricular fundamental para a sua formação, portanto, deve ser levado a cabo com total dedicação.
EMENTA DA DISCIPLINA:
Aspectos teórico-metodológicos no estudo da Europa dos séculos XVI e XVII.
Estruturas econômicas e evolução conjuntural; o processo de expansão comercial, o mercantilismo e a transição na época moderna; expansão marítima, grandes descobertas e o processo inicial de unificação do mundo pelo capitalismo. Estruturas e relações de poder à época do absolutismo: formação das monarquias absolutistas. Tensões da sociedade estamental, o Renascimento Cultural e o Homem moderno. Renascimento e Reformas: principais questões. Relações internacionais nos séculos XVI e XVII. Abordagem dos temas com base na produção historiográfica e/ou discussão de fontes primárias.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
O Programa de História Moderna I está distribuído em 6 aulas, correspondentes a temas que serão trabalhados no caderno didático e em atividades presenciais e à distância. A relação das aulas, abaixo indicada, está na ordem como serão trabalhadas no curso:
Aula 1. História Moderna como história da transição: as transformações econômicas e sociais.
Aula 2. História Moderna como história da transição: as transformações culturais, políticas e religiosas.
Aula 16 - Reforma e Contrarreforma.
Aula 9 - Sociedade de Ordens X Sociedades de classes.
Aula 10 - Novas estruturas políticas: centralização de poder e absolutismo.
Aula 12 – Absolutismo e Mercantilismo.
Assim como as 6 Aulas indicadas acima, os 7 textos disponíveis na plataforma integram a disciplina. A leitura dos textos é tão fundamental quanto o estudo das aulas. Nossos textos são:
Texto 1 - BRAUDEL, Fernand. A dinâmica do capitalismo. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1987. (Capítulo 1 – “Repensando a vida material e a vida econômica” p. 6-26; (Capítulo 3 – “O tempo do mundo”) p. 51-76.
Texto 2 - GARIN, Eugenio (Org.). O Homem Renascentista. Lisboa: Editorial Presença, 1991. (Introdução – “O homem renascentista”) p. 9-16; (Capítulo V – “O filósofo e o Mago”, somente até o item 6) p. 123-134.
Texto 3 - DELUMEAU, Jean. A civilização do Renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 3 v., v. 2, 1984. p. 37-60.
Texto 4: SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das letras, 1978. (Capítulo 10 – “Os princípios do luteranismo”) p. 285-301.
Texto 5 - BRAUDEL, Fernand. O Mediterrâneo e o mundo mediterrâneo na Época de Felipe II. Lisboa, Martins Fontes, 1984. p. 65-70; 87-96.
Texto 6: CREVELD, Martin Van. Ascensão e Declínio do Estado. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Capítulo 2 – “A ascensão do Estado: de 1300 a 1648”) p. 83-176.
Texto7: DEYON, Pierre. Mercantilismo. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001. p. 14-45.
A fim de orientar sua leitura e estimular um debate crítico acerca dos temas trabalhados por cada autor, cada texto terá um Estudo Dirigido. Esses Estudos Dirigidos não representam uma atividade avaliativa. Portanto, sua realização não será pontuada. Sua finalidade é tão somente orientar a leitura e a compreensão dos textos propostos.
Estudos dirigidos - QUESTÕES PARA GUIAR A LEITURA DOS TEXTOS:
Texto 1: BRAUDEL, Fernand. A dinâmica do capitalismo, Capítulos 1 e 3.
Comente e diferencie as noções abaixo, propostas por Fernand Braudel no texto indicado acima:
- Vida Material
- Economia de Mercado
- Capitalismo.
Texto 2: GARIN, Eugênio. O Homem do renascimento.
Perguntas relativas às pp. 9-16.`
Quais as principais mudanças sociais indicadas pelo autor no período do Renascimento? A reflexão teórica do Humanismo renascentista contribuiu para as mudanças sociais?
...