Comentário sobre o filme Narradores de javé
Por: Elenildo Bastos • 19/10/2017 • Resenha • 316 Palavras (2 Páginas) • 573 Visualizações
O filme conta a história de um povoado que se chama Vale de Javé, que está ameaçado pela construção de uma represa para a nova hidrelétrica. A única condição para a permanência do povoado que será alagado seria o seu tombamento a Patrimônio Histórico, o seu valor científico. Sem documentos que possam dar conta do importante passado, os habitantes resolvem escrever um livro que seria a salvação do Vale de Javé, entretanto, a maioria das pessoas que viviam no Vale eram analfabetas, dessa forma, recorrem a Antônio Biá, o carteiro que fora expulso da localidade por escrever cartas debochadas sobre os moradores
Incumbido desta missão “Biá” inicia seu trabalho ouvindo de cada morador a sua versão sobre a fundação do Vale, conforme fosse seu grau de parentesco com o herói fundador. Em meio a tantas versões fantasiadas “Biá” chega a conclusão que é impossível escrever a história do Vale, assim no dia, marcado para entrega, “Biá” mandou um livro em branco e que o único fato cientifico de tudo aquilo era que a construção da barragem não iria parar devido a um povo ignorante e analfabeto.
As águas chegaram e obrigaram os moradores a mudar e procurar um novo local para construírem outro povoado. Assim “Bia” começa a escrever novamente, só que dessa vez, a história de um povo de teve que sair do Vale do Javé e iniciar a vida numa outra região.
O filme nos mostra a importância da escrita pra uma sociedade, uma vez que bastava a história ser colocada no papel, que o Vale do Javé teria salvação. Outro ponto que podemos destacar é a cultura de um povo que é repassada de geração pra geração de forma oral e que quantas outras culturas já foram perdidas em nome do progresso. Penso que a mensagem que o filem nós deixa é que devemos ser narradores de “Javé”, contando nossas histórias e transmitindo nossa cultura.
...