Curitiba
Por: wanessastorti • 6/4/2015 • Resenha • 524 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
INTRODUÇÃO
O nosso trabalho tem como objetivo abordar e analisar as ideologias envolvidas pelas tribos urbanas. Assim como a influência que eles recebem e exercem, a questão estética, cultural, histórica, midiática e política.
Nos identificamos com o tema pois somos jovens, vivemos em um mundo onde observamos constantemente a presença de subculturas e tribos sociais, cada um com uma ideologia e estética adotadas.
Podemos entender a impulsão da escolha do tema através de observações realizadas acerca de nosso colégio: Nossa Senhora Medianeira. A opressão que certos grupos exercem sobre outros resultam em pressão cultural e social a partir de uma cultura hegemônica e (pre)dominante.
Vale lembrar também que muitos indivíduos adotam ideias e visuais para se sentirem enquadrados mesmo que inconscientemente, pois aquele grupo não necessariamente hegemônico passa a ideia de ser ideal.
OBJETIVO
ENTENDER COMO indivíduos integrante de uma sociedade individualista com pequenos oásis de compartilhamento de ideias que são as tribos.
enxergar também a necessidade de pertencer a um grupo que proporciona a aproximação de valores e referenciais sociais para criar o reconhecimento de identidade.
METODOLOGIA
Como o tema escolhido é extremamente urbano, pretendemos ir diretamente à fonte, a partir de abordagem direta em ruas e em estabelecimentos comerciais frequentados por eles. Em outras palavras, entrevistas com integrantes de diversos grupos e fanclubes para identificar suas ideias; e gráficos com intuito de ilustrar melhor os dados extraídos pelo próprio grupo. Abordagem das pessoas na rua
Além disso, textos acadêmicos com enfoque sociológico acerca desse tema serão utilizados.
- sociólogo francês Michael Maffesoli
- Marcia Regina da Costa, expões ideal de tribo
- o que é tribo, contexto em que surgem e o que buscam aderindo a ela.
- consumo, midia e as tribos (enquete)
(Estética como subtema)
- mudança do indivíduo quando ingressa em algum grupo.
- processo
- convivência entre as tribos
- notícia de reuniões/brigas
colocar isso em forma de texto
3 HIPÓTESES
Necessidade humana de se alinhar a um determinado grupo, principalmente no contexto da sociedade individualista em que vivemos.
No nosso atual contexto é impossível fazer parte de um grupo e, ao mesmo tempo sofrer zero influência da mídia sobre o seu estilo de vida.
Como é a politização das tribos não somente em relação a sociedade, mas também dentro do próprio grupo.
Conceito de tribos urbanas
A palavra mais adequada para definir uma tribo urbana é auto-identidade, ou melhor, a busca dela. Isso é, a intenção de possuir ideologia, ser único mesmo que na medida coletiva. Desse modo, há a aproximação do sujeito pela identificação de valores, crenças, normas e padrões de comportamento sendo compartilhado por uma parte da população classificada como tribo.
Na definição do sociólogo francês Maffesoli, o termo "tribo" em si faz referência às organizações sociais mais antigas, como os índios. São aqueles grupos que vivem no mesmo território sobre a autoridade de chefes em uma hierarquia. Apesar de haver certo grau pejorativo ao empregar esse termo, o usaremos com a definicao descrita no primeiro parágrafo devido a popularização da palavra. Para ele, a nomenclatura mais adequada seria "subculturas". Ao contrário do que se pensa comumente, não significa "inferioridade", mas sim algo que faz parte de outra coisa, como subdivisões contemplastes de consistência e perenidade.
...