ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA DO BRASIL COM ÊNFASE EM CEARÁ
Por: Luiza Rios • 16/2/2019 • Trabalho acadêmico • 683 Palavras (3 Páginas) • 149 Visualizações
ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA DO BRASIL COM ÊNFASE EM CEARÁ.
DISCIPLINA: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR.
PROFESSORA: Mª. LIMÁRIA ARAÚJO MOUTA (MESTRE EM HISTÓRIA – UECE).
EMENTA
- Esta disciplina coloca em destaque a natureza histórica do ensino superior, assim como a metodologia e a prática docente adotada nesta fase de ensino – aprendizagem. Faz-se necessário uma análise dos elementos constituintes do discurso educacional e seus elementos derivados, tais como: O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino; Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos; Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
EIXO TEMÁTICO 01: PRESSUPOSTOS DO ENSINO SUPERIOR
∙ História do Ensino Superior no Brasil
∙ A didática no contexto do ensino superior
∙ Do ensinar à ensinagem
∙ O professor universitário: tarefa de quem?
∙ Ensino a distância
EIXO TEMÁTICO 02: REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUAS INTERFERÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR.
- Reforma do Ensino Médio
- Nova Base Nacional Comum Curricular
- Interferências da Reforma do Ensino Médio na formação Docente.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Medida provisória nº 746. Brasília, MEC, 2016. 23323
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em ensino superior. MEC, 2015.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 23 de dezembro de 1996.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei 11.494, de 20 de junho de 2007: regulamenta o fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e valorização dos profissionais da educação. Brasília, DF, 20 de junho de 2007.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
NETO, Edgar de Campos; LIMA, Edméia Maria de; ROCHA, Ana Carolina. Breve reflexão acerca da reforma do ensino médio e seus impactos na formação do estudante. SIRSSE.
OLIVEN, A. C. Histórico da educação superior no Brasil. In: Soares, M. S. A. et al, 2002. A educação superior no Brasil. Porto Alegre, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. Vol. 1. São Paulo: Cortez, 2002.
SANTOS, Vania Catarina Machado dos. A reforma do ensino médio e suas implicações no trabalho docente. SIRSSE.
RAMOS, Maria Claudice Teles; SANTOS, Silvania Nunes dos; FARIAS, Sônia Rodrigues. Educação a distância no ensino superior: as vantagens e desvantagens de um atual processo de ensino e aprendizagem.
TEIXEIRA, Maria Cláudia. Metodologia do Ensino Superior. Paraná: Gráfica Unicentro.
TEODORO, Antônio; VASCONCELOS, Maria Lúcia (Orgs). Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. 2ª Ed. São Paulo: Editora Mackenzie; Cortez, 2005.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES |
DIA 15/09/2018
|
Dia 29/09/2018
|
Dia 06/10/2018
|
...