HISTORIA DA CULINÁRIA AMAZONICA
Por: Camila Juliane • 11/5/2017 • Dissertação • 535 Palavras (3 Páginas) • 2.663 Visualizações
HISTORIA DA CULINÁRIA AMAZÔNICA
A culinária do Amazonas dentre as outras do Brasil, foi uma das que mais conservou suas origens indígenas, com pouca influência portuguesa ou africana. É considerada uma das mais exóticas do país.
A forte presença indígena mesclada com a imigração europeia diferencia a gastronomia do Norte de qualquer outra encontrada no país. É considerada por muitos o maior exemplo de culinária tipicamente nacional. Apesar de suas raízes amazônicas, a cozinha regional sofreu influência forte de imigrantes portugueses, logo no início da colonização. Depois, com o ciclo da borracha, outros povos chegaram e deixaram seus traços na culinária, como é o caso de libaneses, japoneses, italianos e até mesmo os próprios nordestinos que migraram para a região nesse mesmo período.
Por ser uma região de grandes rios, a culinária amazonense valoriza bastante alguns peixes, como o tucunaré, jaraqui, tambaqui e o pirarucu. É comum também o consumo da carne de tartaruga, entre os habitantes ribeirinhos mais antigos era consumido a carne do peixe-boi amazônico, proibida pelos órgãos ambientais do Brasil devido a caça predatória.
Muitos pratos típicos da região são acompanhados pelo pirão, uma espécie de massa de farinha de mandioca que é cozida em caldo de peixe, também em épocas festivas é notável o consumo de pratos como o pirarucu de casaca, peixes assados ou fritos, como o tambaqui e o jaraqui e bananas fritas, geralmente vendidas em lanchonetes popularmente conhecidas como "bananinhas", além do vatapá, que apesar de ser uma iguaria não típica do estado é bastante consumido no Amazonas. Os principais ingredientes utilizados na elaboração dos pratos da culinária regional são: mandioca, cupuaçu, açaí, pirarucu, urucum (açafrão brasileiro), jambu, guaraná, tucunaré, castanha do Pará. Especial destaque para a mandioca que teve papel essencial na alimentação dos índios nativos, dos portugueses, e dos bandeirantes. Foi na época das expedições pelo interior do país, que a mandioca alimentava os bandeirantes, que faziam questão de manter grupos cultivando a raiz e produzindo a farinha. A importância histórica e cultural da mandioca está justamente no fato dela ter disso base de sustento das pessoas durante a colonização do Brasil, e dos povos antigos a pelo menos sete mil anos -
A Amazônia é singular também pelas muitas frutas, algumas completamente desconhecidas em outras partes do Brasil. São utilizados o cupuaçu, o tucumã, a pupunha e o açaí (que hoje pode ser encontrado em cidades de todo o país e tem fama mundial), entre outras muitas frutas exóticas. Das bebidas naturais, as mais consumidas no Amazonas em in natura são os sucos de guaraná (no formato natural, em pó), cupuaçu, açaí, refrescos de graviola e outras frutas especialmente os naturais da região amazônica.
...