História do Design de Interiores
Por: helorizatti • 17/11/2015 • Projeto de pesquisa • 2.003 Palavras (9 Páginas) • 365 Visualizações
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História do Design de Interiores - 2º Semestre
2ª Fase Neoclássico
- Império / França (Napoleão);
- Regência / Inglaterra (Sheraton, Aadan, Hepplewhite);
- Bierdemeier / Alemanha; características mais sólidas, madeira amarela;
- Gustaviano / Suécia
- Federal / EUA: azul royal, vermelho e amarelo ouro;
Todos os estilos Neoclássicos tinham como princípio o racionalismo (Revolução Industrial - produtos industrializados, locomotiva a vapor).
Estilos Regionais (Vernaculares)
- Estilo Toscano
- Região seca, muitas pedras e aridez;
- Influência estrusca;
- Ambiente “tosco”, bruto;
- Materiais próprios da região;
- Telhas aparentes, cimento queimado, paredes forradas com pedras,
- Ocre, vermelho, marrom, bege;
- Lareiras de pedras brutas / técnica cantaria;
- Piso de tijolo queimado;
- Mobiliário barroco (Luís XIII p/ Luís XVI)
- Cadeira com travas, de formato quadrangular;
- Madeira sem pintura;
- Fibra trancada;
- Estilo Provençal
- Sul da Franca (Cassis);
- Mistura entre praia e campo;
- Cantaria (somente pedra);
- Campo de lavandas;
- Colcha de matelassê;
- Encontro de estilos: Luís XIV, XV e XVI;
- Silhueta do ornamento;
- Branco, areia, creme, prateado;
- Cidade Goths;
Estilo Inglês Campestre: Windsor
Estilo Americano Campestre: Shakers (Amish)
- Gustaviano
- Suécia;
- Necessidade doméstica;
- Interesse pela natureza;
- Muito simples e confortável, ambientes pequenos, madeira pintada de branco, simetria;
- Valorização do artesão;
- Tons pastel, muito branco e creme;
- Duas vertentes: O lado aristocrático que interpreta o estilo Luís XVI x Um estilo provincial com mobiliário em pinho simples.
Romantismo
- Inglaterra reage ao classicismo;
- Cor e contraste, luz e sombra;
- Goya (pinceladas não nítidas);
- Emoções passam a ter valor;
- Goethe: manifestar sentimento, “mau do século”, “O Sofrimento do Jovem Gretter”
- Paisagem está sendo perdida;
- Estilos de vida começam a desaparecer;
- Interiores: estilos misturados, ecletismo;
- Mau-gosto, visão subjetiva (enfeitar com rendas, flores);
- Tuberculose “A doença como metáfora” Susan Sontag;
- Ambientes como “museus pessoais”, memórias da família;
- Colecionismo (arqueologia), itens exóticos;
- Cartela de cor lavada por sépia;
- Kisch e exagero;
- Estilo Vitoriano
- Rainha Vitória (1837-1907)
- Móveis imponentes;
- Oposto ao Neoclássico;
- Feio se tornando modelo de beleza /antiestético;
- Oriental;
- Ouro, verde, azul e marrom;
- Muito pesado e ornamentado;
- Tecidos nobres;
- Green House, terrários, teoria de Darwin, animais empalhados (interesse pelo exótico);
- Formas orgânicas estilizadas de linhas marcadas;
- Arabescos com decoração austera e volumes geométricos;
- Sofá Chesterfield;
- Luís Felipe
- Napoleão III
Arts and Crafts
- Movimento inglês ± 1850 (pré-rafaelitas);
- Áustria (Thonet);
- Movimento Francês / Art Nouveau ± 1895;
- Misturas:
Boiserie / moldura na parede do Renascimento;
Rodateto do Neoclássico;
Influências Sheraton, Império e chinoiserie;
- Promovia o artesanato;
- Red House (1860);
- Victoria and Albert Museum;
- Interior cottage inglês (campo);
- Queens Halls (neogótico);
- William Morris (vitoriano);
- Sala com painéis de madeira;
- Cama com dossel;
- Tapeçaria na parede;
- Nos EUA era um estilo mais bruto e quadrangular;
Art Nouveau
- Movimento francês pré-modernista (1895);
- Ruptura com a tradição;
- Mesmo momento que Belle Époque;
- Movimentos da natureza como ornamento;
- Gravuras japonesas (1940);
- Litogravura “A grande onda”
- Formas e linhas orgânicas;
- Hipérbole, edifício com pele (arquitetura);
- Torre Eiffel (arquitetura de esqueleto);
- Impressionismo;
- Hector Grimard;
- Móveis inspirados em árvores (árvrores ganhando forma de móvel);
- Características regionais;
- Insetos, flores, linhas (chicote) / René La Lique / Emilie Galet;
- James Tissot (vitoriano p/ art nouveau);
- Gaudi (Espanha) – na época do modernismo (1905);
- Mackmurdo, Mackintosh, Cristopher Dresser;
- Art Nouveau na Bélgica (Hotel Savoy), Van de Velde, Victor Horta; Victor Valabrega (Itália); Gustav Sunrier, Alfons Mucha (Rep. Tcheca);
- Wiener Werkstaette (Áustria): criar movimento cultural próprio e sair da sombra da Alemanha;
Modernismo
- Secession de Viena (1905 – 1911)
- Otto Wagner; Gustav Klinch, Josef Hoffman, Moser;
- Assepsia e quadrangularidade;
“A forma segue a função”
- Ornamento é um crime;
- Encontro de várias expressões artísticas;
- Decorador também é estilista;
- Formas simplificadas (+ que Art Nouveau);
- Handert Vasser “Hundertwasser”
- Mondrian (1911);
- Rietvield;
- Bauhaus (até 1933)
- Alemanha – séc. 20;
- Relação da vida com a estética;
- Ciência visual;
- Water Gropius;
- Manifesto de 1919;
- Volta ao artesanato, às oficinas;
- Estreitar a relação entre máquina e artista;
- Assepsia;
- Paul Klee, Wassilly Kandinsky (limitar texturas, tridimensionalidade);
- Casa Savou de Le Corbusier;
- Casa de Vidro de Lina Bo Bardi;
- “From Bauhaus to Broadway” A tubular steel;
- Barcelona de Mies Van der Rohe;
- Eileen Grey: mistura entre Bauhaus e Art Decó;
Racionalismo Francês
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