Historia da Technos
Por: Isabela Laufer • 8/11/2015 • Artigo • 2.366 Palavras (10 Páginas) • 500 Visualizações
[pic 1]
História da Técnica e da Tecnologia
Technos
Toledo - 2014
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Graduação em Engenharia Eletrônica
ISABELA LAUFER
THAYLINE VALÉRIO
História da Técnica e da Tecnologia
Technos
Trabalho apresentado à disciplina
de História da Técnica e da Tecno-
logia, à Universidade Tecnológica
Federal do Paraná, sob supervisão
do Professor Luiz Adriano Borges.
Toledo - 2014
Introdução
Neste trabalho será apresentado um pouco da história da marca Technos. É uma marca de relógios que foi fundada em 1900 por Gunzinger Hug na Suíça.
O tema principal escolhido foi o relógio, por ser uma tecnologia que evoluiu muito durante os anos e se tornou essencial para o homem. Já a empresa foi escolhida por originalmente ser uma empresa da Suíça e teve um rendimento tão bom no Brasil que acabou se tornando oficialmente brasileira em 1995.
Contextualização:
O homem sempre teve a necessidade de medir o tempo. Estima-se que o primeiro relógio foi construído em 1500 A.C. no Egito, e depois disso foram criados os relógios d´água, chamados de clepsidra, que mede o tempo a partir de uma vazão constante da água. Esses relógios eram comuns em praças públicas, usados para medirem o tempo de discursos, uma espécie de cronômetro. Mais tarde foram utilizadas ampulhetas, que se baseiam nos mesmos princípios da clepsidra, porém utilizando a areia ao invés da água. A invenção do relógio mecânico - relógios de corda - no século XIII iniciava uma mudança dramática nos métodos de medição de tempo, em processos contínuos, a repetição de processos oscilatórios, assim como o balanço de um pêndulo ou a vibração de um cristal - por exemplo o quartzo - , e que são muito mais precisos.
Os relógios de pulso eram incrivelmente raros, sendo inventados no final do século XIX, pela empresa Patek Phillippe. Eram objetos que representavam riqueza, já que na época, eram feitos em baixa escala pois eram montados à mão um a um. Muitas pessoas atribuem erronamente a criação do relógio de pulso a Santos Dumont, que pediu à um amigo joalheiro para atar seu relógio de bolso ao pulso para que ele pudesse cronometrar melhor as suas experiências aéreas, sem correr o risco de tirar as mãos dos controles do avião. porém o relógio de pulso já existia, mas era utilizado apenas por mulheres. Santos Dumont apenas tornou popular o uso entre homens. O relógio de pulso se popularizou definitivamente com a Primeira Guerra Mundial, sendo fortemente usados pelos soldados, que necessitavam chegar a locais com a máxima precisão de tempo possível.
História da Technos:
A companhia foi fundada em 1900 por Gunzinger Hug, na Suíça, e recebeu o nome de Gunzinger Bros, fabricando inicialmente relógios de bolso. Em 1918 começou a fabricação de relógios de pulso, e obteve um enorme sucesso de vendas. Com isso, em 1970 com mais de 450 empregados, Josef, o filho de Gunzinger, começou as exportações, principalmente para o Brasil e para o Japão.
Em 1982 todos os direitos foram vendidos ao importador japonês, que nesse mesmo ano cedeu ao Brasil alguns direitos de fabricação e de utilizar o nome da marca. Treze anos mais tardes, todos os direitos são vendidos ao Brasil, juntamente com a América do Sul e o Caribe.
No Brasil a história da Technos começou quando a Centauro Importadora, do Rio Grande do Sul, começou a importar os relógios da Technos com o Slogan “O Suíço mais pontual do mundo”. Em 1973 o Brasil passou a ser o maior representante da marca no mundo.
Agora chamada de TECHNOS RELÓGIOS, com sua aliada Technos da Amazônia Industria e Comércio Ltda, as duas 100% brasileiras, produzem aproximadamente um milhão de relógios por ano, na fábrica em Manaus.
Em 2002 a Technos passou a explorar marcas de terceiros ao licenciar a marca Mormaii e distribuir de forma exclusiva produtos da marca Seiko, que hoje contribuem significativamente para o lucro da empresa.
Em 2011 a empresa abriu seu capital. Abrir o capital é uma das decisões mais importantes para qualquer empresa. Uma Companhia de Capital Aberto tem acesso às alternativas de comércio que o mercado de capitais proporciona e que não são disponíveis à empresas de capital fechado, por exemplo, conseguir usar as próprias ações da empresa como moeda para adquirir outras empresas. Nesse caso, pela primeira vez a Technos teve suas ações disponíveis a venda ao público geral numa bolsa de valor. Em 2013 a Technos comprou suas duas maiores concorrentes, a Dumont e a Condor.
Hoje a technos distribui no Brasil algumas das mais desejadas marcas internacionais de relógios, algumas delas são: a Fossil, Diesel, Marc Jacobs, Armani Exchange, DKNY, Empório Armani, Adidas e Michael Kors. A Technos se tornou líder no Brasil, liderando 35% do mercado na área, e como consequência desse trabalho e sucesso, a empresa já recebeu mais de vinte e
seis vezes o prêmio Mérito Lojista.
A tecnologia nos relógios:
Anos 20 Anos 70 2010 2013
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
A empresa Technos foi escolhida justamente por retratar a mudança na tecnologia dos relógios e nas técnicas empregadas em sua fabricação. Nas imagens, os dois primeiros relógios são à corda, o primeiro é de bolso e o segundo é de pulso. O relógio da terceira foto é de quartzo, um mineral que marcou a indústria relojoeira no final do século XX. O uso das vibrações mecânicas desse mineral tornou os relógios mais precisos. O último é um relógio digital, que utiliza a frequência do fenômeno piezoelétrico de um cristal, assim como o da terceira foto. A diferença deles é a forma de como mostra o horário, o terceiro é de forma analógica - engrenagens e motores - e o quarto relógio é digital - circuitos eletrônicos e displays.
...