Historia do Rio de Janeiro
Por: Gabriela Borges • 19/5/2022 • Trabalho acadêmico • 412 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
Rio de Janeiro, 14 de abril de 2022
UVA – Universidade Veiga de Almeida
Professor: Flavio Oscar Nunes
Aluna: Gabriela Borges – 20221100209
Rio de Janeiro – Patrimônio mundial
O Rio de janeiro possui uma grande variedade de estilos, o que faz com que a cidade seja considerada um verdadeiro museu a céu aberto. Possui movimentos arquitetônicos de épocas distintas que apesar do seu grande contraste convivem em harmonia, num cenário que ainda conta com belas paisagens naturais. Em 2018 a parceria entre ONU, UNESCO e União Internacional dos Arquitetos fundou o programa Capital Mundial da Arquitetura e a primeira nomeação foi dedicada ao Rio de Janeiro, que concorrendo com Paris e Melbourne, se destacou em vários aspectos.
Podemos entender que o destaque do Rio de Janeiro em relação as demais cidades, se dá por vários pontos. Por exemplo, a sua variedade histórica e cultural, que representa a pluralidade que os centros urbanos ao redor do mundo vem apresentando cada vez mais. Além disso, a fusão entre cultura e natureza, fez com que nascesse uma cidade inovadora, que entre céu, mar e montanhas, dança em sincronia com uma arquitetural plural, sendo antiga e contemporânea simultaneamente. Na cidade maravilhosa, também ocorreram obras de grande magnitude, para que o processo de desenvolvimento, expansão e urbanização da cidade acontecessem de forma síncrona e isso fez com que o Rio fosse berço de características presentes em centros urbanos de todo o mundo, o que para profissionais e estudiosos da arquitetura, é um caso único.
De acordo com o Doutor em História da Arquitetura, Clévio Rabelo: "O Rio é a capital da arquitetura porque conta com o maior acervo arquitetônico de todos os períodos da história do Brasil, desde o período colonial”, portanto ao analisarmos a interação cultural e geográfica da cidade maravilhosa, concluímos que o seu condigno título de patrimônio mundial é muito bem aplicado quando falamos de uma cidade com uma imensa carga histórica e com um grande enredo de obras com o intuito de atender interesses econômicos e sociais.
O Rio de Janeiro, com todos os seus contrastes, sem duvidas é uma cidade que encanta e conta histórias sobre memórias de um tempo onde a arquitetura representava um valor social no país. A manutenção de obras importantes para o movimento arquitetônico carioca é um dever, pois ali estaremos cultivando a existência de expressões que construíram uma cidade histórica, marcada por dualidades intensas, que entre tantas disparidades, não deixou de ser A cidade maravilhosa: forte, impactante e linda.
...