O ÍNDIO NA SOCIEDADE NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUALMENTE
Por: Nadirmais • 23/8/2016 • Projeto de pesquisa • 814 Palavras (4 Páginas) • 559 Visualizações
PESQUISA REALIZADA PELO IBGE NO BRASIL
Segundo a pesquisa realizada pelo IBGE em 2010, a população indígena na sociedade brasileira é de 817.963, sendo que 502.783 vivem na zona rural e 315.180 habitam em zonas urbanas brasileiras. Conforme a pesquisa feita pelo IBGE ficou comprovado que em todos os Estados da Federação, inclusive do Distrito Federal, há populações indígenas.
Atualmente foram registradas no país 274 línguas indígenas, sendo que a pesquisa revela que cerca de 17,5% da população indígena não fala a língua portuguesa.
Conforme dados do censo IBGE realizado em 2010, a população brasileira soma 190.755.799 milhões de pessoas, sendo que 817.963 mil são indígenas, representando 305 diferentes etnias. Os povos indígenas estão atualmente em cinco regiões do Brasil conforme o gráfico abaixo: Centro-Oeste 130.494, Sul 74.945, Sudeste 97.960, Nordeste 208.691 e a região Norte 305.873 com o maior número de pessoas (no Norte o estado com o maior número de indígenas é o Amazonas representando 55% do total da região).
[pic 1]
O ÍNDIO NA SOCIEDADE NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUALMENTE
Atualmente muitas tribos, influenciadas pela cultura dos brancos, perderam muitos traços culturais. Sendo que hoje em dia é comum encontrar em tribos indígenas atuais, índios falando em português, vestindo roupas e usando equipamentos eletrônicos.
Com o contato com os brancos, muitos índios, além de perderem os seus aspectos culturais, contraem doenças que levam á morte, também a contaminação através de rios.
Existem tribos no território brasileiro, que conseguiram ficar longe da influência branca e manter totalmente intacta sua cultura sendo a maioria na região da Amazônia.
Por um lado ocorreram também o descobrimento de habitantes de tribos que exercem as mais variadas funções como: professores, técnicos em farmácia, barqueiros, cineastas, editores de áudio e vídeo, etc. A capacitação desses profissionais indígenas ocorre por meio de cursos oferecidos por órgãos públicos e privados e por organizações não governamentais. A intenção é capacitar o indivíduo para que ele possa ajudar os próprios integrantes da tribo a ter acesso à educação e saúde e para auxiliar pesquisadores das mais diversas áreas, especialmente da linguística e da educação.
A CIDADANIA DO ÍNDIO BRASILEIRO
A plena cidadania do índio depende de sua integração à sociedade nacional e do conhecimento, mesmo que precário, dos valores morais e costumes por ela adotados. A Constituição de 1988 realizou um grande esforço no sentido de elaborar um sistema de normas que pudesse efetivamente proteger os direitos e interesses dos índios brasileiros. Representou, ademais, um largo passo à frente na questão indígena, com vários dispositivos nos quais dispõe sobre a propriedade das terras ocupadas por eles, a competência da União para legislar sobre populações indígenas e a preservação de suas línguas, usos, costumes e tradições.
...