O Conceito de Revoulução
Por: Matheus Cardoso • 22/11/2019 • Trabalho acadêmico • 384 Palavras (2 Páginas) • 137 Visualizações
As definições de ‘revolução’ estão comumentes ligadas à mudanças radicais seja no âmbito político, social, econômico e cultural das relações humanas. Assim como, estão ligadas a grandes eventos os quais de certa forma influenciaram a vida do homem, muitos em escalas globais e históricas, como, por exemplo, a Revolução Francesa, a Revolução Industrial, a Revolução Russa, entre outras mais. Entretanto cabe ressaltar que nem sempre tais definições representaram esse sentido o qual se convencionou referir de revolução como uma mudança radical.
O termo ‘revolução’ foi empregado pela primeira vez em 1543 no texto ‘Derevolutionibus orbium coelestium’ (Sobre as revoluções dos corpos celestes), de Nicolau Corpérnico, onde o termo se referia aos corpos celestes e seus movimentos em órbitas, cíclico e recorrente.
O vocábulo vem a ser utilizado como conceito político a partir do século XVII, com uma definição atrelada ao conceito original que fazia alusão ao movimento de repetição e recorrência dos corpos celestes ao pressupor que as ações humanas levariam sempre ao mesmo fim, como se os caminhos traçados pela humanidade fossem algo predeterminados. Como aponta Ricardo Silva, “O termo foi usado para se referir aos acontecimentos políticos desencadeados na Inglaterra do século XVII. No entanto, seu uso não foi para se referir a Cromwell e a instalação da República, mas para apontar a restauração da monarquia em 1660.”
Já no século XVIII o termo adota uma conotação modista, a partir do movimento Iluminista, para designar transformações radicais e comoções. Era a Revolução Francesa influenciando as mentalidades da época. Agora o termo não mais representava uma volta a algo já superado, mas sim a abertura de um novo horizonte de perspectiva os quais, a partir de 1789, o ano da Revolução, com os movimentos políticos e suas reivindicações, a humanidade não seria mais conduzida a situações passadas, mas sim a um futuro inédito.
Agora, o termo ganha um sentido meta-histórico e cristaliza a humanidade em um ‘coletivo singular’ onde busca ordenar históricamente os grandes eventos de comoção social. Embora os movimentos sociais tivessem seus momentos de instabilidade, ganha-se espaço a ideia de que o objetivo de uma revolução seja emancipação dos homens e a transformação da estrutura social.
Como visto, o conceito de revolução sofreu mudanças desde a sua origem. Vítima dos efeitos do tempo, tal termo se demonstrou passivo às exigências humanas em torno de seu sentido.
...