O MOVIMENTO HUMANISTA
Por: Vanessa Santos • 30/11/2020 • Trabalho acadêmico • 287 Palavras (2 Páginas) • 126 Visualizações
Página 1 de 2
MOVIMENTO HUMANISTA
O movimento humanista é definido como a terceira força em psicologia, e contribuiu para linha terapêutica em prol do equilíbrio da mente e da saúde interior. O movimento humanista teve forte influência das filosofias existenciais e da fenomenologia,
O EXISTECIALISMO: O ser e a existência passam a ter centralidade
FENOMENOLOGIA: Um método de pesquisa, a fenomenologia é uma forma radical de pensa
O movimento humanista inclui principais características como:
- Consideração positiva incondicional: É receber e aceitar a pessoa como ela é e expressar um afeto positivo por ela, simplesmente por ela existir, não sendo necessário que ela faça ou seja isto ou aquilo
- HIERARQUIA DAS NECESSIDADES – As necessidades propostas por Maslow
- O livre-arbítrio: Humanismo sugere que as pessoas são motivadas a usar o livre arbítrio para buscar coisas que as ajudem a alcançar seu pleno potencial como seres humanos.
- Terapia Centrada na Pessoa: É mais que um conjunto de técnicas e normas, é uma forma de lidar com o outro sem julgamento ou condições para aceitação. O terapeuta que não estiver consciente desta condição estará, não só, enganando o cliente como a si mesmo, relação de cooperação entre psicólogo e cliente, visando o desenvolvimento pleno, a descoberta do “Eu” e a autorrealização.
- A autoatualização: crescimento psicológico, realização e satisfação na vida.
- Pessoa em pleno funcionamento A pessoa em pleno funcionamento é uma pessoa aberta à totalidade dos elementos que compõe a sua experiência. Vale dizer que Rogers salienta que ninguém atinge completamente este processo, sendo o mesmo mais uma referência de saúde do que um ideal a ser atingido. Outro ponto é que, mesmo pessoas que não cheguem próximo à este estado, podem se beneficiar da terapia ao aceitarem um pouco mais a própria experiência.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com