O Mikhail Gorbatchov: Vitoria Na Derrota
Por: DOUGLASSIMPLICIO • 23/6/2023 • Resenha • 374 Palavras (2 Páginas) • 42 Visualizações
RESUMO DIRIGIDO
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
NOME: FRANCISCO DOUGLAS SIMPLICIO PEREIRA
TÍTULO DO TEXTO: MIKHAIL GORBATCHOV: VITÓRIA NA DERROTA
TEMA DO TEXTO: A TRANSIÇÃO DO SISTEMA COMUNISTA SOVIÉTICO SOB A LIDERANÇA DE MIKHAIL GORBATCHOV
FONTES UTILIZADAS: O LEVIATÃ DESAFIADO, MIKHAIL GORBATCHOV: VITÓRIA NA DERROTA., DEMÉTRIO MOGNOLI E ELAINE SENISE BARBOSA, (p.403-423)
RESUMO DAS IDEIAS PRINCIPAIS:
O autor nos diz que Mikhail Gorbatchov esteve à frente do comunismo soviético em seus derradeiros anos de existência e teve papel fundamental nesse processo, evitando um final convulsivo. Considerado jovem, ascende ao poder aos 54 anos de idade, seguido das mortes sucessórias das lideranças anciãs da velha guarda, sendo o primeiro líder soviético nascido pós Revolução de 1917.
Gorbatchov não pretendia abalar os fundamentos soviéticos, pelo contrário desejava a restauração e a estabilidade comprometida. No entanto, foi levado pela logica que lhe fugia o controle, adaptando as suas ideias as circunstâncias em mutações. Foi de encontro à corrida armamentista adotando uma postura oposta a de Stalin sobre o assunto de desarmamento nuclear “forçando o imperialismo adotar passos concretos na direção do desarmamento”.
Com a instabilidade, apenas um setor da economia prosperava firmemente: o complexo industrial militar, enquanto que o país cambaleava sob o peso das despesas militares, tornando-se cada vez mais dependente das exportações de petróleo e minérios devido sua incapacidade de incorporar novas formas de tecnologias. Outro motivo o qual levou ao afundamento do sistema foi o lançamento do programa de sistemas antimísseis pelos EUA, levando a uma sobrecarga em sua produção de mísseis e ogivas nucleares. A guerra de preços da Opep faria cair drasticamente sua principal fonte manutenção econômica da guerra do Afeganistão
Em junho de 1987 lançava-se o programa da perestroika com o objetivo de reestruturar a economia da nação, era fundamentada no discurso conservador objetivando a continuação da causa da Revolução de Outubro de 1917, no entanto, mostrou-se ineficiente e descolado da realidade e da demanda de seu tempo presente.
COMENTÁRIO CRÍTICO:
Diante dos rumos em que o sistema soviético se encontrava no fim das ultimas décadas do século passado, surge na figura de Mikhail Gorbatchov a desconfiança por parte da política externa, entretanto, adquiriria outros olhares diante de suas decisões reformistas. Seu mérito consistiu em conduzir a transição do sistema, evitando um final convulsivo e com mais derramamento de sangue.
...