O PROCESSO HISTÓRICO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Por: liseve • 3/5/2017 • Trabalho acadêmico • 7.498 Palavras (30 Páginas) • 321 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
RESUMO
O presente Projeto de Ensino aborda a temática sobre o processo histórico das relações de trabalho discorrendo sobre a divisão do trabalho e sua transformação no decorrer do tempo. O objetivo do desenvolvimento do tema visa problematizar a realidade atual identificando os problemas com o estudo em dimensões históricas, através dos conteúdos da História brasileira, a proposta tende permitir que o aluno tenha a capacidade de questionar, aprofundar, confrontar e refletir sobre as amplitudes históricas da realidade atual. Para o desenvolvimento do trabalho serão utilizados alguns subtemas, com a finalidade de contextualizar as relações de trabalho desde a sociedade medieval até a sociedade contemporânea onde serão apresentados os acontecimentos históricos pontuais e problemáticas gerais que favorecerão os estudos das relações no tempo. O projeto de ensino é desenvolvido através de pesquisa bibliográfica em periódicos, artigos e documentos online sobre o tema, alguns dos autores citados no referencial teórico são Del Priori e Venâncio; Libâneo; Mendes; Pereira; Segal; Sousa entre outros. Estando em conformidade com o que demanda o PCN de História o desenvolvimento do tema se justifica levando em conta que contribui para a formação dos alunos dos últimos anos do ensino básico em cidadãos que possam ser críticos com a realidade e os preparando para a compreensão e entendimento do mundo do trabalho, o qual logo em breve estarão inseridos.
Palavras-chave: Divisão do Trabalho; Processo Histórico; PCN.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 REFERENCIAL TEÓRICO 7
3.1 A EVOLUÇÃO DO TRABALHO 7
3.1.1 A sociedade primitiva 7
3.1.2 O trabalho escravo 8
3.1.3 O trabalho feudal 11
3.1.4 O trabalho comunista e capitalista 13
4 SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA 15
5 OBJETIVOS 16
6 PROBLEMATIZAÇÃO 17
7 O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO 18
8 TEMPO PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO 21
9 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS 22
10 AVALIAÇÃO 23
11 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 24
ANEXOS 26
- INTRODUÇÃO
O presente Projeto de Ensino para a educação básica é pré requisito para a conclusão de curso de graduação com Habilitação em Licenciatura em História e visa discorrer sobre a temática “O processo histórico das relações de trabalho” abordando a divisão do trabalho e sua transformação no tempo. O tema será contextualizado através de pesquisa bibliográfica e o desenvolvimento do projeto fará uso de fontes históricas de textos; imagens; gravuras; filmes e música.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de História apontam como objetivo primordial para o ensino fundamental a formação do cidadão crítico, consciente. Distingui-se como uma proposta inovadora do ensino por meio de eixos temáticos, alternativa que se baseia no fato de que qualquer tema/objeto contém em si a totalidade do social. Estas recomendações significam mudanças fundamentais na prática pedagógica.
Considerando as orientações sobre o eixo temático para o terceiro ciclo do ensino fundamental, os estudos das relações entre a realidade histórica brasileira e de outras partes do mundo de modo a permitir o conhecimento de momentos históricos nas suas singularidades favorece os estudos de processos e relações de semelhanças, diferenças, permanências e transformações entre as épocas.
Desta forma, a escolha deste tema para o Projeto de Ensino propõe-se utilizar de questões atuais para sensibilizar os alunos no estudo do passado. Partindo da premissa de que, ao conhecer as outras realidades temporais e espaciais os alunos poderão adquir conhecimento suficiente para dimensionar a sua inserção em grupos sociais diversificados.
Com o objetivo geral de problematizar a realidade atual identificando os problemas com o estudo em dimensões históricas, através dos conteúdos da História brasileira, a proposta visa permitir que o aluno tenha a capacidade de questionar, aprofundar, confrontar e refletir sobre as amplitudes históricas da realidade atual.
...