O ensino de história na cidade de Viçosa
Por: gildasioandrade • 5/1/2018 • Artigo • 13.551 Palavras (55 Páginas) • 173 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTES E HUMANIDADES
CURSO DE HISTÓRIA
[pic 1]
TRABALHO FINAL DE LICENCIATURA
Trabalho apresentado aos professores Paulo e Guilherme, em cumprimento às exigência da disciplina HIS 461.
ALUNO: Gildásio Gomes de Andrade
MAT.: 42389
Viçosa,
Junho de 2005.
SUMÁRIO
1-Introdução................................................................................... 3
2-Análise da Instituição escolar: Pesquisa e diagnóstico................4
3- O ensino de Historia em face dos PCN’s...................................12
4- Análise crítica do livro didático.................................................20
5- Observação e Regência...............................................................26
6- Conclusão....................................................................................34
7- Bibliografia..................................................................................35
8- Anexo I: Plano de Aula................................................................37
9- Anexo II: Projeto..........................................................................40
10- Anexo III: Capítulo do Livro Didático......................................44
1 – INTRODUÇÃO
Nosso objetivo com este trabalho é analisar as condições reais em que se desenvolve o ensino na cidade de Viçosa, tomando como palco para nossas análises a Escola Estadual Effie Rolfs, e mais precisamente a turma da 5a série B. Este trabalho foi desenvolvido em cumprimento às exigências da disciplina (HIS 461) Estágio Supervisionado ao longo do primeiro semestre do ano letivo de 2005, e para tal, contamos com a orientação dos professores Paulo Sérgio de Souza e Silva e Guilherme de Souza Maciel.
A regente da 5º série B, turma onde estagiei, é a Professora Adenice Gomes Duarte que juntamente com a direção e a supervisão da Escola Estadual Effie Rolfs contribuíram de forma significativa para que este Trabalho Final de Licenciatura fosse realizado.
Na primeira parte do trabalho, buscamos analisar determinados aspectos da infra-estrutura, bem como aspectos humanísticos da escola, como por exemplo, a constituição sócio-econômica dos alunos, a formação dos professores e do diretor. Neste sentido, foram aplicados determinados questionários à professora, alunos e à diretora da escola, numa tentativa de diagnosticarmos alguns aspectos sociais e econômicos das pessoas que integram a comunidade escolar.
Na segunda parte, buscamos analisar, através de uma perspectiva comparativa, as propostas elaboradas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e a concretude do ensino de História nas escolas de ensino Fundamental e Médio. Desta forma, elaboramos uma breve introdução à história da disciplina, enfatizando principalmente, as diferentes políticas educacionais elaboradas da segunda metade do século XIX aos dias atuais. A partir desta perspectiva, demonstramos como as discussões que ocorreram a partir da década de 1980 influenciaram significativamente as atuais propostas de ensino elaboradas pelos PCN’s.
Já na terceira parte deste TFL, analisamos o material didático utilizado pelo professor em sala de aula. Os aspectos gráficos e editorias, as ilustrações e forma em que os conteúdos são apresentados aos alunos e a bibliografia são alguns dos aspectos do livro didático que analisamos. A forma com que o professor utiliza o material e a articulação do livro didático com as propostas apresentadas pelos PCN’s foram, sem dúvida, os pontos que mereceram uma maior reflexão dentro deste item.
E por fim, a observação e a regência formam a concretude de todo este trabalho, na medida em que se articulam com todos os demais itens. É na regência que temos a possibilidade colocar em prática algumas das propostas que foram elaboradas ao longo de toda a disciplina. Assim se estrutura o texto deste trabalho.
2- ANÁLISE DA INSTITUIÇAO ESCOLAR: PESQUISA E DIAGNÓSTICO
2.1- Região e município
Neste primeiro momento, acreditamos que seja necessário buscarmos compreender primeiramente o contexto sócio-econômico que a escola está inserida, analisando a Região que ela está inserida, assim como a própria cidade de Viçosa.
Viçosa é uma cidade de 65 mil habitantes, portadora de uma Universidade Federal de médio porte, com aproximadamente 10 mil estudantes. Além da Universidade Federal de Viçosa, a cidade conta também com mais três instituições de ensino superior, a UNIVIÇOSA, a ESUV e FACULDADE DE VIÇOSA. O município está inserido na chamada Zona da Mata Mineira, região que se localiza a Sudeste do Estado de Minas Gerais e agrega mais 141 municípios, divididos em sete microrregiões, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Ubá e Viçosa.
De acordo com os autores Patrício Aureliano Silva Carneiro e Rosa Fontes, a região “caracteriza-se pela concentração do Produto Interno Bruto (PIB) e da inclusão social em algumas microrregiões, como a de Juiz de Fora, com municípios relativamente ricos e desenvolvidos”[1]. Entretanto, podemos observar uma grande disparidade na região, pois ao mesmo tempo em que encontramos um desenvolvimento relativo como o da microrregião de Juiz de Fora, temos também uma alta concentração de renda e altas taxas de analfabetismo e de pobreza nas microrregiões de Viçosa e Ponte Nova, que acabam tornando-se sérios obstáculos para o desenvolvimento sócio-econômico da região.
Os estudos realizados por esses autores apontam para uma conclusão não muito surpreendente, porém muito significativa. Segundo Patrício Carneiro e Rosa Fontes, o nível de escolaridade e as taxas de analfabetismo de uma população influenciam diretamente na diminuição da pobreza e no aumento da qualidade de vida desta. Eles afirmam que “a superação das desigualdades econômicas e sociais é indispensável para ações de redistribuição de renda na região, sendo que a busca de melhoria do nível educacional é condição necessária para o crescimento da renda per capita nas microrregiões e municípios”[2].
...