Os Modos Indígenas. In: A América Latina na época colonial. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira,
Por: Diego PJ • 28/11/2018 • Trabalho acadêmico • 257 Palavras (2 Páginas) • 680 Visualizações
FICHAMENTO DO TEXTO: SCHUARTZ, Stuart B. e LOCKHART, James. Os Modos Indígenas. In: A América Latina na época colonial. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2002, pp. 51-80.
O texto inicia com a discussão sobre a palavra “Índio”, sendo um nome equivocado para os povos encontrados pelos ibéricos. Nenhum dos povos tinha uma palavra em sua língua que pudesse ser traduzida como “índio”. O que segue apresentando os povos indígenas em sua vivencia diária, em que construíram e viveram em grandes cidades, com pirâmides, impérios e comércios de longa distância, porém não tinham técnicas desenvolvidas com ferro e aço.
Destaca-se no texto alguns conceitos, como o de “Mesoamérica”, termo usado por antropólogos para definir a região central e sul do México e a Guatemala, como pátria de um conjunto inter-relacionado de culturas superiores na época pré-colombiana. Além de classificar os povos que viviam na América anteriormente a chegada dos ibéricos como “Totalmente sedentários”, sendo povos, em que prevalecia uma agricultura intensiva permanente, cidades e aldeias estáveis, mecanismos rígidos de tributação e população densa. “Semi-sedentários”, dos quais tinham agricultura e viviam em aldeias, no decorrer de alguns anos, as plantações e povoados mudavam-se de um lugar para outro, a caça ainda era vital, o pagamento de tributos não era importante e nem institucionalizado, com a população não tão densa. E, por fim, os“Não-sedentários”, os quais compartilhavam muitos componentes de língua, religião e visão de mundo. Possuíam um estilo de vida radicalmente diverso, não eram verdadeiramente nômades.
O texto faz parte do programa de América I, da Universidade Federal de Viçosa.
...