Os caras pintadas
Por: Arthur Vinícius B. da Silva • 2/12/2018 • Trabalho acadêmico • 744 Palavras (3 Páginas) • 138 Visualizações
Pesquisa:
“Os Caras Pintadas”
Colégio Americano Batista
Aluno: Arthur Vinícius Bezerra
Serie: 1º ano
Data da entrega: 28/11/2017 (quarta-feira)
Disciplina(s): Filosofia, sociologia e história
Professor (a): Renato Lemos
Recife/Novembro\2018
Sumário
Introdução 03
“Os Caras pintadas” 04
Fernando Collor- 1992 – A manifestação 04
Sociedade início da década de 90. 04
Introdução
Período: Década de 90, época considerada perdida para o Brasil, no contesto econômico e social. Por ter tido péssimos governos, além de vim acarretando vários problemas internos e externos.
Os anos 90 se iniciam com um grande ocorrido: o Fim da União das Republicas Socialistas Soviéticas (URSS), atual Rússia, esse marco foi importante, pois diminuiu o medo do comunismo no lado ocidental.
No Brasil que tinha acabado de sair de um regime militar anticomunista e estava passando por um processo de redemocratização, mas tendo sua primeira eleição pós ditadura indireta, vêm então na segunda eleição o voto direto com a participação do povo.
03
“Os Caras Pintadas”
Fernando Collor- 1992 – A manifestação
Em 1990, 1° eleição direta, pós Ditadura militar, sobe ao cargo Fernando Collor, com sua propaganda de modernizar o Brasil, por ser jovem, além do temor do comunismo na época, que seu adversário se aproximava no 2° turno, além da rede O Globo ajudar em suas propagandas eleitorais.
Fernando Collor ( Caçador de Marajás ) , não cumpre o que prometeu, a inflação não diminuiu, aumentou o desemprego, além de estar incluído em corrupção, as coisas se agravam quando seu irmão Pedro Collor, da uma informação à revista Veja, que aborda o F.C em meio a corrupção. Com isso o então presidente tenta dar a volta por cima criando um movimento chamado os "caras pintadas", que seria em favor a ele.
Este foi um movimento ocorrido em 1992, uma grande manifestação na época, apoiando o impeachment de Fernando Collor, a qual pediu que as pessoas se pintassem suas caras das cores da bandeira do Brasil, porém ocorreu uma grande mobilização social, e no dia ocorreu de, ao invés de irem com a "cara pintada", saíram com a cor do luto em seus rostos, em homenagem ao Brasil, esta grande mobilização ajudou os movimentos contra F.C
Esse movimento influenciou bastante na época, pois só aumentou a indignação das pessoas, e algum tempo depois F.C sofreu o impeachment, apesar de ter renunciado momentos antes.
...