Projeto Cultura Africana na Sala de leitura
Por: Jaqueline Jose • 11/4/2017 • Projeto de pesquisa • 546 Palavras (3 Páginas) • 573 Visualizações
[pic 1] | SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO-REGIÃO DE JOSÉ BONIFÁCIORua Ademar de Barros, 356 centro – José Bonifácio/SP. Fone: (0xx17) 3265-9177 - FAX: (0xx17) 3265-9131 - E-mail de-josebonifacio@edunet.sp.go.v.br |
PROJETO ERER
TEMA:-
Cultura Africana e Brasileira com o Projeto Sala de Leitura
JUSTIFICATIVA:-
A presente proposta de trabalho entre a Sala de Leitura e as disciplinas de História, Arte e Língua Portuguesa pretende debater questões relacionadas a Lei Federal 10639/2003 e o Ensino da África: cultura africana e brasileira no currículo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, na qual apresenta a articulação entre a referida lei federal, que obriga o ensino da história e a valorização da cultura africana na educação básica com o Currículo de História da Secretaria da Educação do estado de São Paulo. Nesta ação serão analisados os conteúdos, habilidades e competências, bem como o uso do acervo da Sala de Leitura e outros recursos pedagógicos propostos pelo mencionado Currículo (Caderno do Professor, Caderno do Aluno, entre outros...). Essa articulação evidencia que esse Currículo aceita e necessita de outros materiais pedagógicos no qual privilegiam uma qualidade de aprendizagem significante na disciplina de História, Arte e Língua Portuguesa. Essa ação é relevante para que a Lei Federal 10639/03 não fique restrita a um ato legal e seja vista como “letra morta”. Assim, a Lei Federal em questão deve significar comprometimento com um conhecimento que proporcionará uma efetiva formação de valores e atitudes de respeito e valorização da cultura e da história da África e de seus descendentes presentes na prática docente, e como consequência, na formação de nossos jovens para exercer uma cidadania plena.
OBJETIVO:-
- Desenvolver nas equipes escolares valores éticos, estéticos e políticos nas relações étnicos raciais da cultura africana e brasileira.
- Promover sua valorização.
- Atender e debater questões relacionadas ao ensino da África: cultura africana e brasileira no Currículo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo na perspectiva das disciplinas de História, Arte e Língua Portuguesa. Essa ação será desenvolvida com o projeto Sala de Leitura, na qual apresenta a articulação entre a Lei Federal 10639/2003, que pontua o ensino da história e a valorização da cultura africana na educação básica com o Currículo de História da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
CONTEÚDO:-
- Obra Literária: A Invenção do Ser Negro, fichado, e em slides, para servir como reflexão e discussão durante a orientação técnica. Será orientação disparadora para esse projeto;
- Apresentação de possibilidades da utilização de linguagens artísticas e gêneros textuais para elaboração do projeto realizados pelos professores e alunos.
PÚBLICO ALVO:-
- Alunos da Educação Básica;
- Professores do projeto Sala de Leitura.
- Professores de História e Arte
MEDOLOGIA:-
- Pesquisas no acervo da Sala de Leitura e na Sala do Acessa Escola articulado com o Currículo oficial da SEE/SP;
- Sistematização das informações levantadas na pesquisa por meio de registros;
- Elaboração do produto e escolha de um gênero textual para ser divulgado e apresentado na semana que se reflete sobre a consciência negra (novembro);
PERÍODO:-
Setembro à Novembro de 2016
AVALIAÇÃO:-
Avaliação será realizada durante todo o processo de elaboração, execução e sistematização do projeto. Assim, todas as dúvidas serão revistas e conversadas com o grupo para serem resolvidas e repensadas.
BIBLIOGRAFIA:- Munanga Kabengele
Origens Africanas do Brasil Contemporâneo: Histórias, Línguas, Culturas e Civilização / Kabengele Munanga – São Paulo: Global 2009.
...