RELATO SOBRE AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
Por: AUGUSTOINFO • 18/11/2017 • Exam • 965 Palavras (4 Páginas) • 629 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
POSTAGEM 1 : ATIVIDADE 1
RELATO DE OBSERVAÇÃO
AUGUSTO CÉSAR DA ROCHA OLIVEIRA - RA 1720171
PÓLO DE BARCARENA / PA
2017
SUMÁRIO
Relato Sobre Ambientes Escolares e Não escolares..............................................3
Ponto de Partida..................................................................................................... 3
Ambientes Escolares.............................................................................................. 3
Ambientes Não escolares........................................................................................5
RELATO SOBRE AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES.
Ponto de partida: Secretaria Municipal de Educação de Muaná, localizada na Avenida José Ferreira, 43 – Centro – Muaná/PA.
O ponto de partida refere-se ao meu local de trabalho, onde ao entorno de 500 metros existem três escolas de Educação Fundamental e uma de Educação Infantil, sendo esses ambientes escolares, quatro praças e a orla do Município e esses caracterizando ambientes Não escolares.
Ambientes Escolares
As escolas que compõe os ambientes escolares ao entorno do ponto de partida são a Escola Municipal de Educação Infantil “Genésio Martins”, e as Escolas Municipais de Educação Fundamental “Ângelo Nascimento”, “Paula Frassinetti” e “Dr. José Malcher”.
A Escola Municipal de Educação Infantil “Genésio Martins” atende alunos de 4 e 5 anos, com 5 turmas de Jardim I pela manhã e 5 turmas de Jardim II a tarde, possui 240 alunos e 17 docentes, atende a 02 alunos com necessidades especiais, possui uma rotina de entrada nas salas para depois entoarem semanalmente os hinos do Brasil, da Bandeira, do Pará e de Muaná, após isso retornam as atividades em sala de aula, onde também há o intervalo para o lanche e retorno a sala de aula até o termino do dia letivo.
A Escola Municipal de Educação Fundamental “Paula Frassinetti”, uma escola com mais de 100 anos atende alunos do fundamental I, o que corresponde ao 1º ao 5º ano, com 697 alunos distribuídos em dois turnos (manhã e tarde), com 28 turmas de Ensino Fundamental e duas turmas de Atendimento Especializado Especial – AEE.
Nesta escola ocorre à inclusão de alunos com necessidade especiais em sala de aula, e no contra turno, na Sala do AEE, a escola atende 24 alunos portadores de necessidades especiais.
No momento o segundo andar da escola está interditado para reformas e os alunos estão alocados num outro prédio da prefeitura municipal.
A rotina consiste na entrada dos alunos a escola e as suas respectivas salas, intervalo para lanche, atividades sócias educativas e projetos interdisciplinares, a escola adere ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
A Escola Municipal de Educação Fundamental “Dr. José Malcher”, atende alunos do ensino fundamental I, o que corresponde ao 1º ao 5º ano, com 738 alunos distribuídos em dois turnos (manhã e tarde), com 26 turmas de Ensino Fundamental e duas turmas de Atendimento Especializado Especial – AEE.
Nesta escola ocorre à inclusão de alunos com necessidade especiais em sala de aula, e no contra turno, na Sala do AEE, a escola atende 21 alunos portadores de necessidades especiais. Esta escola possui um espaço interno bem reduzido e que se tornou necessário à construção de mais quatro salas de aula em um andar superior para atender a demanda, esta escola conta com o maior IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município.
A rotina consiste na entrada dos alunos a escola e as suas respectivas salas, intervalo para lanche, atividades sócias educativas e projetos interdisciplinares, a escola adere ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
...