O Ambiente e Estrutura Escolar
Por: ASCII41 • 16/11/2021 • Artigo • 478 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
Acadêmica:
ABORDAGEM: EMPÍRICO-ANALÍTICA
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5022
A referente obra se trata de uma pesquisa aonde contem dados estatísticos bem como, mapas e quantificações. A autora trabalhou em pesquisa de campo para observar e compreender os processos erosivos daquele local e assim, entender o porquê de tais fenômenos acontecerem nos solos, com intuito de que se possa ser conservado.
Diante disso, pode se afirmar que o enfoque dessa dissertação foi trabalhar a abordagem Empírico-analítica, pois na elaboração a autora abordou de forma prática, aquela determinada situação. A mesma adotou procedimentos metodológicos, bem como a coleta de analise de dados quantitativo, contendo algo que já foi analisado em experiências anteriores. Por tanto, através das informações que lhe foram fornecidas a pesquisadora desta dissertação faz uma definição das causas do porque de tal fenômeno, sendo então, características bem semelhantes à abordagem empírico-analítica.
REFERÊNCIAS:
DIRANE, Anne Carolina Marinho. Mapeamento das áreas de risco a voçorocamento e caracterização geoambiental da rodovia Am-010 Manaus/Itacoatiara - Am. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
ABORDAGEM: FENOMENOLÓGICA-HERMENEUTICA
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6670
Nesta obra vem falar, sobre uma pesquisa que foi realizada em uma comunidade no município de Tefé-AM, que tem como objetivo relatar depoimentos e vivencias nas concepções dos estudantes das comunidades, para que assim, eles possam entender o lugar em que vivem. Com isso, pode se afirmar que o enfoque dessa dissertação foi trabalhar a abordagem fenomenológico-hermenêutica, pois seus procedimentos metodológicos que são baseados em vivencias, depoimentos, narrações e historias de vida. O autor usou a categoria de analise de percepção, ou seja, é definida como uma postura, uma maneira de entender e expressar a percepção sobre os acontecimentos que ocorrem entre os sujeitos envolvidos nas vivencia da referente comunidade. Bem como também, buscar sempre a compreensão e valorização daquelas pessoas, diante suas peculiaridades e relações.
REFERÊNCIA:
SOUZA, Rondinelly Pereira de. Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM). 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
ABORDAGEM: HISTORICO-CRITICA-DIALETICA
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5052
Na presente obra, teve como objetivo analisar o cotidiano de pessoa idosas com IRC, bem como enfoque em entrevistas e formulários, que retrata de modo critica a realidade em que esses idosos se encontram. Diante disso pode se afirmar que o enfoque dessa dissertação foi trabalhar á abordagem, histórico-crítico-dialética, pois possuem procedimentos metodológicos, que levou o pesquisador a realizar estudos críticos, do contexto social daqueles idosos. Com isso, o pesquisador vem provocando em seu texto, discussões e argumentos na temática que foi trabalhada. Bem como, através de conhecimentos sistemáticos que levem a construção da compreensão daquela realidade que foi exposta.
...