Relação entre as obras de Heródoto e Tucídides
Por: Thuany Teles • 10/6/2018 • Resenha • 454 Palavras (2 Páginas) • 291 Visualizações
Introdução ao estudo da História.
AV1
Professor: Mauricio Bertola
Aluno(a): Thuany Silva Teles
Questão 1
Estabeleça uma relação entre as obras de Heródoto e Tucídides, levando em consideração seus objetivos e estrutura narrativa.
R:
Para estabelecer uma relação entre Heródoto e Tucídides, antes temos que entender que os dois tem objetivos diferentes em suas narrações.
Heródoto, considerado como um dos primeiros historiadores, tem facilidade em fundir a fantasia com a realidade.
Sua fácil narrativa cativa o leitor com suas palavras. Assume a responsabilidade de esclarecer os motivos das contendas entre helenos e bárbaros, e explicar o porquê do Oriente e Ocidente entraram em guerra tantas vezes.
A presença divina nos eventos históricos é outra marca de Heródoto.
Ele buscava explicar seus costumes, tradições, religião, hierarquias políticas, além de informações sobre agricultura, relevo, clima e vegetação.
Sua narrativa era baseada na memória, na emoção e no prazer.
Em lado oposto, Tucídides queria construir a versão racional definitiva da História, com ele a base muda de figura, elimina o lendário e narrativa de fábulas e assume um estudo documentado e compreensível do passado.
Diferenciando de Heródoto seu estilo era preciso, direto e nítido, por causa da sua imparcialidade e de seu método científico.
Ele reivindica a escrita como uma forma de fixação da realidade.
Relatou a “Guerra do Peloponeso” pois pensava que foi um acontecimento com grande relevância para a história da Grécia.
Questão 2
Destaque o desenvolvimento da historiografia Positivista e Historicista em relação as suas contribuições para o estudo “cientifico” e profissional da História.
R:
O positivismo defende a ideia de que o conhecimento cientifico é a única forma de conhecimento verdadeiro.
Para os positivistas somente pode se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.
Sobre as sociedades humanas eles tinham como base a ideia de imparcialidade do sujeito que produz o conhecimento.
Sustentam-se sobre a noção de que haveria uma “natureza imutável do homem”.
Para os historicistas, nada de fato está propriamente pronto.
Seu padrão metodológico a ser encaminhado pela historiografia, tinha um padrão “compreensivo” e não “explicativo” como nas ciências naturais.
Os historicistas começam a enxergar a diferença, o movimento.
O homem e suas necessidades humanas são realidades em movimento e assim devem ser percebidos, busca perceber a diferença, o especifico, o singular e o particular.
Percebido como uma natureza imutável, pelos positivistas, e como um ser em movimento e em processo de diferenciação pelos historicistas.
O positivismo e o historicismo contribuíram para o estudo padronizando e aplicando a metodologia científica na visão acadêmica da História.
Do meu ponto de vista, um complementando o outro, o lado positivista com seus fatos, comprovações e sua imparcialidade; E do lado historicista, da sua visão de evolução, pesquisa e curiosidade sobre a diferença.
...