Renascimento Cultural - Reforma Protestante - Teóricos do Absolutismo
Por: jujubaacastro • 11/7/2015 • Artigo • 849 Palavras (4 Páginas) • 818 Visualizações
➡️ RENASCIMENTO CULTURAL
Foi um movimento cultural baseado no humanismo (corrente filosófica que se baseava no antropocentrismo – considerava o ser humano o centro do Universo) na valorização do ser humano e da sua capacidade de criar. Para os humanistas, o homem é dotado de uma capacidade quase divina de criar, e ao exercê-la se aproxima de Deus. Os humanistas rejeitavam ferozmente os ideais medievais (segundo os quais Deus era o centro do Universo). O Renascimento Cultural desenvolveu-se em algumas cidades italianas.
🔴Características:
🔸Antropocentrismo: O homem como o centro do Universo – Valorização do homem como a mais bela e perfeita obra da natureza.
🔹Otimismo: Acreditavam no progresso e na capacidade humana e apreciavam a beleza do mundo.
🔸Racionalismo: Os renascentistas valorizavam a razão humana como base do conhecimento.
🔹Humanismo: Valorização do espírito humano, das capacidades, das potencialidades e das diversidades dos seres humanos.
🔸Hedonismo: Valorização dos prazeres sensoriais, carnais e materiais.
🔴Inovações:
Na área científica podemos mencionar Nicolau Copérnico, que defendeu a ideia do heliocentrismo – teoria que o Sol era o CENTRO do Sistema Solar. Na mesma área, Galileu Galilei defendeu a ideia que a Terra girava em torno do Sol. Ele foi perseguido, preso e condenado pela Inquisição da Igreja Católica, que considerava essa ideia como uma Heresia (doutrina contrária da Igreja).
Artistas do renascimento:
🔻Erasmo de Roterdã (humanista e fervoroso crítico social) – autor de ELOGIO DA LOUCURA. -- Holanda
🔻Miguel de Cervantes – autor de Dom Quixote de la Mancha. –Espanha
🔻William Shakespeare – Autor de Romeu e Julieta – Inglaterra
➡️ TEÓRICOS DO ABSOLUTISMO
O processo de concentração do poder do rei (Absolutismo) foi objeto da reflexão teórica de diversos pensadores entre os séculos XV e XVII. Boa parte deles procuravam justificar o absolutismo com base em prerrogativas religiosas. Outros não, mas contudo todos estes, contribuíram para o fortalecimento do poder absoluto do rei. Entre os principais teóricos absolutistas estão:
🔻Maquiavel: “O Estado é maior que o indivíduo”. Ele defendeu que o Estado para atingir seus objetivos não deveria medir esforços, pois “os fins justificam os meios”. Uma vez que as razões do Estado deveriam ser superiores a quaisquer valores culturais e sociais da nação. Maquiavel elaborou a tese de que o Príncipe (Líder político) deveria aprender a ser mau para conseguir manter o poder, e defendeu um governo em que os indivíduos eram como súditos e deveriam apenas cumprir ordens.
🔻Thomas Hobbes: “Contrato Social”. Ele defendeu a tese que “o homem era o lobo do homem”, afirmando que os seres humanos nasciam ruins e egoístas por natureza. Ele propôs um pacto político (da sociedade com o rei) em que as pessoas conseguiriam conquistar paz e felicidade. Esse pacto dizia que para a sociedade viver em harmonia, ela deveria abrir mão de seus direitos e os transferir a um soberano cujo papel era conter o ímpeto do homem em seu estado de natureza.
🔻Jacques Bossuet: “Teoria do direito divino dos Reis”. Ele defendeu que o poder real era também o poder divino, pois os monarcas eram representantes de Deus na Terra. Por isso, os reis tinham que possuir controle total da sociedade. Assim, o monarca possuía o direito divino de governar e o súdito que se voltasse contra ele estaria contestando o poder do rei.
➡️ REFORMA PROTESTANTE
Foi um movimento de caráter religioso que contestava os dogmas e as praticas da Igreja Católica na Europa no século XVI. Este movimento apresenta novas formas de interpretar a Deus. O heliocentrismo (Defendido por Nicolau Copérnico) e a física
...