Resenha: O Feudalismo
Por: vinyciusbatista • 29/4/2017 • Resenha • 361 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
Resenha: O Feudalismo
Historiador, fez bacharelado na USP (1976), doutorado na mesma universidade (1982) e pós – doutorado com Jacques Le Goff na École des Hautes Études, en Sciences Sociales (1993). Especialista em Idade Média Ocidental, seus interesses estão voltados particularmente para a cultura, a sensibilidade coletiva e a mitologia daquele período, bem como para as reflexões teóricas que fundamentam tais pesquisas. Dedica-se também a História Social do Futebol.
A obra fala um pouco sobre os aspectos, que influenciou o inicio do feudalismo com a sociedade romana e germânica. Fala da decadência do Império Romano, o surgimento do reino dos bárbaros. E claro ele explica também sobre as lutas sociais que ocorreria na época, e obre a ruralização que por bem ou mal, acabou envolvendo toda a massa.
No inicio da obra o autor fala que o estado era dominado pelas pessoas mais ricas, e com isso eles si livravam facilmente dos impostos enquanto os pobres, não tinham si quer condições de paga-los. Isso foi levando a começar a crise social, onde escondiam os problemas com atrações para a plebe urbana. Isso também influenciou a progressão conquistas. Com inicio do banditismo os ricos foram si refugiando para área rural. E com isso claro foi si precisando de pessoas para trabalhar e originou a Triplo Origem que beneficiou , o governo, donos das terras e os trabalhadores. E logo foi si surgindo também os colonos que eram trabalhadores parcialmente livres, já que os donos das terras poderiam vender as terras, mais os colonos tinham que ficar ou seja, eles não eram tão livres assim, pois ficavam presos a terras. E ao longo do texto e nós explica muita mais sobre estas crises, que deixou marcas profundas na sociedade da Europa Ocidental.
Uma obra complexa, porém rica em detalhes que leva o leitor a intender bem como tudo iniciou. Particularmente não me identifiquei com o texto, poderia ser mais objetivo mais tenho, que confessar que me fez compreender bem a forma que surgiu o feudalismo.
...