Resumo República Velha
Por: mellmartha • 5/4/2016 • Seminário • 336 Palavras (2 Páginas) • 819 Visualizações
República Velha
A Proclamação da República deveu-se por duas forças muito diferentes, mas complementares para a proclamação: Os partidos regionais, onde o principal era o partido regional paulista, essas elites estavam preocupadas com seus interesses em cada região. Eles queriam fazer uma república que fosse pouco centralizada, ou seja, o poder dos estados se tornasse muito amplo; Os militares que foi a outra força que deu origem a república tinham concepções diferentes dessas elites. Esses queriam uma república centralizada, mais autoritária, estavam preocupados com a unidade Nacional.
Essa luta foi ganha pelas elites regionais. Só que nos primeiros tempos os militares predominaram, basta-se pensar nos Governos de Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto. Mas logo depois de formou uma República civil e a maior prova que as elites regionais triunfaram é a Constituição Republicana que foi aprovada em 1891, que era o modelo da República Federativa, isto é, o Brasil ficava dividido em vários Estados e reunido em uma federação desses Estados. E além disso essa Constituição seguindo bastante o modelo Americano criou um divisão de três poderes (Pelo menos na teoria): Executivo, Legislativo e Judiciário. O que a primeira República fez em continuação dos últimos anos do império foi manter o voto só para pessoas alfabetizadas. Mas ao mesmo tempo abriu um instrumento que convidava a fraude eleitoral, esse instrumento era a inexistência do voto secreto. Como o voto era aberto, todo mundo sabia o voto de determinada pessoa, a possibilidade da pessoa ser pressionada a votar em determinados candidato, sobretudo no campo, era muito grande.
A primeira República baseou-se numa agricultura destinada a exportação, todo o eixo crescimento econômico estava voltado para a produção de determinado bens que seriam vendidos no exterior. Do ponto de vista da população, da produção, houve um grande impulso da região Centro-Sul e do Sul Pais. O Centro-Sul basicamente por causa do Café e o Sul por causa da instalação da pequena propriedade, que foi uma coisa muito característica do Paraná, Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul.
...