Resumo do Estudo dos Fundamentos do Desenho Universal e Introdução às Normas e Regulamentos de Acessibilidade
Por: Ana Gabriele • 21/5/2020 • Trabalho acadêmico • 652 Palavras (3 Páginas) • 297 Visualizações
Resumo do estudo dos fundamentos do desenho universal e introdução às normas e regulamentos de acessibilidade
Princípios do desenho universal
Uso equitativo: criar espaços e produtos que pessoas com capacidades diferentes possam usar. Evitar afastamento e marcação negativa do usuário. Oferecer privacidade e segurança, e fornecer produtos atraentes.
Uso flexível: criação de ambientes que permitem adequação e transformações para atender usuários com diferentes habilidades e preferências. Possibilitar alteração nas dimensões do ambiente na construção, para possíveis adaptações do usuário.
Uso simples e intuitivo: Disponibilizar as informações seguindo a ordem de importância. Fácil compreensão e apreensão do espaço descartando complexidades desnecessárias.
Informação de fácil percepção: utilização de diferentes meios de comunicação para usuários com dificuldades de audição visão e outros. Dar mais importância para informações essenciais. Tornar fácil o uso do espaço ou produto.
Tolerância ao erro: Considerar a segurança na criação do ambiente e a escolha dos materiais a serem utilizados nas obras.
Esforço físico mínimo: Minimizar os esforços físicos que não podem ser evitados e dimensionar elementos facilitando a utilização do mesmo com maior segurança e conforto.
Dimensionamento de espaços para acesso e uso abrangente: Permitir acesso e comporto para usuários em pé ou sentados. Oferecer manuseio e contato para usuários com dificuldade de toque ou manipulação. Permitir a utilização dos espaços por usuários de cadeiras de rodas, muletas e outros.
Classificação do publico alvo
Pessoas com mobilidade reduzida
Principais dificuldades: desníveis, falta de equilíbrio, passar por lugares estreitos, percorrer longos percursos, abrir e fechar portas e a manipulação de objetos.
Usuários de cadeira de rodas
Principais dificuldades: desníveis, escadas e rampas muito íngremes, não ter espaços amplos para girar, abrir portas e utilizar banheiros que não permitem a aproximação.
Pessoas com deficiências sensoriais
Principais dificuldades: identificar sinalização visual, detectar obstáculos, utilizar comandos sonoros e localizar comandos e aparelhos.
Pessoas com dificuldade cognitiva
Principais dificuldades: entender símbolos e sinais em placas informativas.
Parâmetros de referencia gerais
No módulo de referencia é considerado um espaço virtualmente ocupado por uma cadeira de rodas 80 cm x 1,20 m. Deve-se ter no mínimo 80 cm de largura entre vãos, uma área com espaço suficiente para as manobras, espaço necessário para que o usuário com autonomia possa se aproximar de mesas, lavatórios, janelas e outros. E distancias e alturas máximas necessárias para que os usuários possam alcançar e manusear objetos como janelas, campainhas, interruptores entre outros.
...