O ESTUDO DAS MÃOS E PÉS E NORMAS DE HIGIENE E SEGURANÇA
Por: Martanunesramos • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.764 Palavras (8 Páginas) • 1.502 Visualizações
INSTITUTO EMBELLEZE BOA VISTA
MARTA NUNES
ESTUDO DAS MÃOS E PÉS E NORMAS DE HIGIENE E SEGURANÇA
BOA VISTA/ RR
2014
O Trabalho tem como objetivo trazer conceitos sobre o estudo das mãos e pés e normas de higiene e segurança, abrangendo sobre a profissão de manicure e pedicure com o propósito de explorar as medidas necessárias e cuidados que tem que ter quem atua nesta área. Delimitaremos também as doenças que podem ser transmitidas suas causas, os meios de transmissão e os cuidados exigidos.
A pele é o órgão estrutural de revestimento, proteção e respiração que cobre toda a superfície corporal. É formada por três camadas sobrepostas, epiderme, derme, hipoderme e seus anexos.
Conceito de mãos pés e unhas
[pic 1]
Mãos - A pele das costas das mãos é muito fina e macia, com numerosas glândulas sebáceas (glândulas que produzem sebo, uma gordura de proteção da pele) e glândulas sudoríparas (glândulas que produzem suor). A pele das palmas das mãos é mais grossa e resistente. É constituída por glândulas sudoríparas, mas, ao contrário de todas as outras partes do corpo, não têm glândulas sebáceas.
Unhas - A estrutura compreende seis elementos:
[pic 2]
- Cutícula – Rodeia a unha dos seus três lados e previne as infecções. Evita que a unha endureça, crie fendas ou provoque as tão desagradáveis espigas.
- Matriz – É a parte mais interna. A sua função é renovar as células, contribuindo, assim, para o crescimento, saúde e beleza da unha.
- Lúnula – Ou meia-lua é a coloração branca de forma semicircular. É desprovida de vasos capilares e é a linha de divisão entre os tecidos celulares e a unha.
- Lâmina – É a unha propriamente dita. É constituída por uma substância dura: a queratina. É transparente e tem forma semi-convexa.
- Leito ungueal – É a superfície epidérmica que serve de suporte e sobre a qual descansa a lâmina. A lâmina e o leito ungueal envolvem-se um no outro e crescem juntos.
- Parte livre – É a extremidade da unha que ultrapassa o dedo.
O crescimento da unha varia de pessoa para pessoa, mas é sempre contínuo. É determinado por vários fatores como idade, hereditariedade, meio ambiente, condições de saúde e regime alimentar. As unhas dos pés crescem mais lentamente que as unhas das mãos.
Pés - A estrutura do pé é muito semelhante à da mão, embora os dedos do pé não tenham a mesma mobilidade que os dedos da mão, devido permanecerem mais tempo sem movimento podendo causar geralmente problemas circulatórios e de outras índoles. O pé humano é composto de 26 ossos, 100 ligamentos e 55 músculos alguns dos quais se inserem na perna
[pic 3]
Normas de higiene e segurança
(Manicure e Pedicure)
Com esses esclarecimentos trataremos agora da profissão responsável de cuidar das mãos e pés que são chamados de manicure e pedicure esses profissionais são responsáveis da saúde e embelezamento das unhas das mãos e dos pés por meio de técnicas de uso de instrumentos específicos de seu trabalho, como alicates, cortadores e lixas esses profissionais atuam na área da estética muita das vezes como autônomos em um estabelecimento ou indo até as casas dos clientes.
Mas para isso é necessário que respeitem os critérios de higiene e estética da profissão, como por exemplo:
[pic 4]Mantenha o local de trabalho limpo e organizado os instrumentais metálicos, como alicates e espátulas, devem ser lavados e esterilizados ao final de cada atendimento; Abrir a embalagem dos alicates, espátulas e outros instrumentos metálicos na frente do cliente; Pergunte ao cliente se possui alguma alergia a esmalte ou outro produto a ser utilizado; Utilize materiais descartáveis como: palitos, lixas, papel toalha e protetores plásticos para bacias; Mantenha o algodão em recipientes com tampa; Quando optar pela utilização de toalhas de tecido, estas deverão ser lavadas e passadas a ferro quente e embaladas em sacos plásticos; Retirar as toalhas da embalagem plástica na frente do cliente; Não utilize lápis hemostáticos devido ao risco de contaminação por microorganismos causadores de doenças; Para separação dos dedos dos pés utilize papel higiênico; Utilize cosméticos de boa qualidade e fique atento ao prazo de validade; Antes de iniciar os procedimentos, higienize a pele do cliente com solução antisséptica para evitar infecções; Evite ferir o cliente durante o procedimento de remoção de cutícula. Mas se houver sangramento, faça compressão com algodão sobre o ferimento; Execute os procedimentos com calma e delicadeza nos movimentos; O capricho e a limpeza determinam a qualidade do trabalho; a esterilização dos objetos de trabalho evitar a transmissão de doenças e conserva em condições de uso, o que nem sempre acontece que pode ocasionar em serio problemas para os clientes a parti disso colocaremos as doenças que são adquirida e transmitida através da não higienização desse profissionais com os materiais de trabalho deles como a ONICROPTOSE E ONICOMICOSE e a HEPATITE o primeiro a se falado será a micose chamada Onicomicose (micose da unha).
ONICOMICOSE
[pic 5] A onicomicose é uma infecção que atinge as unhas, causada por fungos que se "alimentam" de queratina, substância que forma as unhas. As fontes de infecção podem ser o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados.
As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o crescimento dos fungos. Além disso, o crescimento mais lento das unhas dos pés dificulta a eliminação da micose.
Existem várias formas de manifestação das onicomicoses. Veja abaixo alguns dos tipos mais frequentes:
- Descolamento da borda livre: a unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica ôca. Pode haver acúmulo de material sob a unha. É a forma mais frequente.
- Espessamento: as unhas aumentam de espessura, ficando endurecidas e grossas. Esta forma, pode se acompanhar de dor e levar ao aspecto de "unha em telha" ou "unha de gavião".
- Leuconíquia: manchas brancas na superfície da unha.
- Destruição e deformidades: a unha fica frágil, quebradiça e se despedaça nas porções anteriores, ficando deformada.
- Paroníquia (unheiro): o contorno ungueal fica inflamado, dolorido, inchado e avermelhado e, por consequência, altera a formação da unha, que cresce ondulada e com alterações da superfície.
ONICOCRIPTOSE
[pic 6]A onicocriptose é uma inflamação no dedo proveniente da ação da unha sobre a pele. Quando a borda lateral daquela machuca a pele adjacente temos um quadro de unha encravada. A situação provoca dor intensa, já que a pele fica barrando o crescimento da unha, que não consegue parar de crescer.
A mais frequente causa de unha encravada possui relação com o corte errado da mesma. Caso esta fique muito pontiaguda pode machucar a pele adjacente e levar à enfermidade. Outros fatores que levam à formação da onicocriptose são o uso de sapatos apertados, traumas e machucados, por exemplo.
...