Revolução Russa
Por: Sthefani dos Reis • 5/3/2017 • Ensaio • 495 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
Revolução Russa
Introdução: No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo.
Antecedentes: Rússia Czarista, os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau 2º. O governo era de forma absolutista, ou seja, concentrava o poder em suas mãos sem espaço para a democracia.
Guerra Russo-japonesa (1904), derrotada pelo Japão, causa um desconforto nos militares russos e na população. Perca de dinheiro e vidas.
Domingo Sangrento (1905), trabalhadores da capital São Petersburgo se revoltaram pelos abusos no trabalho. Foram protestar em frente ao palácio de inverno, então o Czar (Nicolau 2º) mandou fuzilar todos os rebeldes.
Em 1905, ocorreu a formação dos primeiros sovietes, reunião de trabalhadores (urbanos), onde discutiam política e economia. Onde passaram a criticar a tirania e o despotismo dos czares, e os privilégios da nobreza, da igreja ortodoxa cristã e das indústrias exteriores.
Fatores: Faltavam alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores, salários dignos e democracia. Mesmo assim, Nicolau II jogou a Rússia numa guerra mundial. Os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar muito a insatisfação popular com o czar.
As greves de trabalhadores urbanos e rurais (sovietes) espalham-se pelo território russo. Ocorriam muitas vezes motins dentro do próprio exército russo. As manifestações populares pediam democracia, mais empregos, melhores salários e o fim da monarquia czarista.
Ideias marxistas, Lenin, Stalin e Trotsky levaram para Rússia ideias que criticavam a burguesia, a exploração do trabalho e por que poucos tinham muito e muitos tinham pouco (e quem tinha pouco alimentava os poucos). Quanto maior o tempo de trabalho do operário e menor o salário dele, maior o lucro do burguês.
Grupos partidários: Bolcheviques (radicais), partido do Lenin, Stalin e Trotsky, que queriam acabar de forma total o absolutismo dos czares, tirar o poder da igreja ortodoxa cristã e queriam aniquilar a propriedade privada e os latifúndios. E os Mencheviques (moderados) que aceitavam uma política com diálogos com a monarquia, com os latifundiários e a igreja.
Revolução de fevereiro: Os sovietes derrubaram, em 2 de março, o czarismo. Onde Nicolau 2º é afastado com um golpe dos revolucionários. A partir deste momento, o Kerensky, líder Menchevique, assume como Governo Provisório, um governo que dialogava com o parlamento russo, onde propunham uma República Democrática.
...